Produtores podem inscrever-se no Concurso de Vinhos de Azambuja até 28 de Fevereiro

Azambuja está a promover o 38º Concurso de Vinhos do produtor, este ano em moldes diferentes devido à pandemia. A edição de 2021 vai continuar a premiar os melhores com recompensas monetárias, além dos habituais troféus comemorativos do evento.

Azambuja está a promover o 38º Concurso de Vinhos do produtor, um dos mais antigos da região e aberto a todos os vitivinicultores do concelho. A edição de 2021 vai abranger as categorias de vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés, e a iniciativa vai continuar a premiar os melhores com recompensas monetárias, além dos habituais troféus comemorativos do evento.

Desta forma o segundo e o terceiro classificados em cada uma das três categorias receberão respetivamente 750, 500 e 250 euros. “Estes prémios tem o objetivo de, por um lado, incentivar todos os produtores a participar e por outro recompensar o esforço e o saber dos que obtêm os melhores resultados“, refere António José Matos, vereador na autarquia azambujense.

O concurso será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega”, respeitando todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, e o júri convidado será composto por vários técnicos especializados na área. “O prestígio do evento é assegurado por enólogos em representação da Comissão Vitivinícola Regional – Tejo, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Associação Portuguesa de Enologia e da Associação de Escanções de Portugal“, acrescenta o vereador.

As inscrições estão a decorrer até dia 28 de fevereiro e cada produtor pode efetuar a sua através dos contactos da sua Junta de Freguesia de Residência ou no Posto de Turismo de Azambuja. Os resultados serão divulgados no decurso do mês de abril, o que neste contexto sempre decorreu em simultâneo com a Ávinho, evento que este ano terá lugar em moldes especiais devido à pandemia.