GNR de Alenquer na estrada à procura de depositantes de lixo ilegal

Agentes da Guarda Nacional Republicana de Alenquer e Merceana estão a intensificar ações de vigilância e fiscalização da deposição ilegal de resíduos. O aumento do número de situações detetadas neste contexto é notório no concelho de Alenquer desde o início da pandemia.

Agentes da Guarda Nacional Republicana de Alenquer e Merceana estão a intensificar ações de vigilância e fiscalização da deposição ilegal de resíduos. O aumento do número de situações detetadas neste contexto é notório no concelho de Alenquer desde o início da pandemia e a GNR está na estrada à “caça” de quem insiste em deixar grandes quantidades de resíduos por todo o lado.

Refira-se que o município solicitou junto da GNR um reforço do patrulhamento, sobretudo nas áreas assinaladas como mais sensíveis. Já em comunicado, a GNR, através da Direção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), esclareceu que tem vindo a intensificar o patrulhamento ao longo das diversas vias de comunicação que atravessam o concelho de Alenquer.

Ainda de acordo com a mesma fonte da GNR, este reforço do patrulhamento tem o objetivo de identificar, punir e reprimir o abandono de resíduos ou a sua deposição em local não autorizado. “E como resultado desse reforço da vigilância, o Núcleo de Proteção Ambiental de Alenquer já procedeu este ano ao levantamento de dois autos de notícia por contraordenação, por incumprimento do dever de assegurar a gestão de resíduos produzidos por parte do seu detentor”, refere ainda o comunicado da GNR.

No primeiro caso de contraordenação e por ter ocorrido fora de flagrante delito, o responsável do ilícito foi identificado por intermédio de diligências de investigação, mais precisamente através do exame dos vestígios e posterior recolha de prova no local. Já o segundo caso de multa emitida teve lugar na sequência de uma ação de patrulhamento, em flagrante delito com a imediata identificação do responsável no local do ilícito.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR