

A Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou o projeto internacional para a implementação de políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal. A iniciativa arrancou a 29 de Janeiro e a sessão de lançamento foi realizada de forma virtual.
Nesta sessão de lançamento do projeto liderado pela OesteCim, presidida por Pedro Folgado, registou-se a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (Operador do Programa), do Centre for Gender and Equality (Parceiro Norueguês), do Secretário Executivo e equipa técnica da OesteCIM, bem como Autarcas e Técnicos Municipais dos 12 Municípios do Oeste.
O Oeste + Igual pretende ser um projeto-piloto para a implementação de políticas locais e regionais eficazes nas áreas da igualdade de género e da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal nos 12 municípios da Região Oeste, com duração prevista de 25 meses.
Na calha está ainda a criação de um Observatório do Oeste visando a permanente monitorização da evolução dos dados recolhidos e a implementação das medidas para a superação das lacunas identificadas, apoiando o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.
O projeto é financiado pelos EEA Grants no âmbito da Open Call#5 – Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, do Programa Conciliação e Igualdade de Género. Esta iniciativa tem um custo total de 249 857,74 euros, sendo que a componente financiada pelos EEA Grants é de 249 857,74 euros.