Centro Paroquial de Azambuja tem 15 utentes e 8 funcionárias positivos à Covid-19

O Centro Paroquial de Azambuja está a braços com um surto de Covid-19. Nos últimos dias terão sido pelo menos 15 os utentes que testaram positivo, aos quais se juntam mais 8 funcionárias que também estão infetadas com o coronavírus.

O Centro Paroquial de Azambuja está a braços com um surto de Covid-19. Nos últimos dias terão sido pelo menos 15 os utentes que testaram positivo, aos quais se juntam mais 8 funcionárias que também estão infetadas com o coronavírus. No total esta instituição sediada em Azambuja contabiliza pelo menos 23 casos ativos desta doença pandémica.

Neste inicio de 2021 os números alusivos ao mapa epidemiológico no Concelho de Azambuja voltam a registar valores crescentes e à data de hoje, quinta-feira, 14 de Janeiro, o município apresenta um total de 130 casos ativos, sendo que a Freguesia de Azambuja chega de novo a um preocupante total de 73 casos. A Freguesia de Alcoentre contabiliza 26 pessoas que testaram positivo ao coronavírus.

Sobre o aumento dos números na Freguesia de Azambuja, Inês Louro manifesta a sua preocupação: “Voltamos a ter uma subida grande de casos, infelizmente. Estamos a acompanhar a situação que é mais uma vez muito preocupante e mantemos todos os nossos serviços em funcionamento dentro das contingências que nos vão também ser impostas“.

A Presidente da Freguesia de Azambuja acrescenta a este propósito que, e citamos, “estaremos mais uma vez aptos para acompanhar a população e quem mais precise de nós para vencermos esta batalha“. A autarca apela aos fregueses que recorram aos serviços prestados pela Junta de Freguesia: “Temos o serviço de ir às compras e apelamos a que recorram ao mesmo, principalmente os grupos de risco, de forma a que se protejam o mais possível“.

Já sobre os casos de Covid-19 detetados no Centro Paroquial de Azambuja, Inês Louro não se pronunciou porque, assegura, não tem qualquer conhecimento oficial da situação.

Números menos preocupantes são os que estão registados em Aveiras de Cima, Vale do Paraíso e Aveiras de Baixo, onde o mapa epidemiológico aponta respetivamente para 6, 6 e 4 casos. No Alto Concelho estão identificados 12 pessoas que testaram positivo na União de Freguesias de Manique, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Já a Freguesia de Vila Nova da Rainha tem 3 casos ativos de cidadãos que contraíram a Covid-19.

Refira-se igualmente que o Concelho de Azambuja regista um total de 18 mortes cujas causas foram atribuídas ao coronavírus e que ocorreram desde Março do ano passado, quando então foi declarada a pandemia à escala mundial. Desde então foram 876 as pessoas no Concelho de Azambuja que estiveram oficialmente infetadas mas que recuperaram desta doença.


“Há pessoas no Banco Alimentar que há semanas tinham vida perfeitamente normal” (Nelson Neves)

Nelson Neves afirma que os números atuais da Covid-19 em Portugal são o reflexo de uma má gestão política, a mesma que permitiu abertura em época de Natal que agora é espelhada nos valores avassaladores dos mapas epidemiológicos.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR