Câmara de Azambuja apoia com 20 mil euros ensino para alunos com multideficiências

A Autarquia de Azambuja aprovou recentemente um apoio monetário de 5 mil euros a cada uma das quatro unidades de ensino estruturado a alunos com multideficiência existentes nos agrupamentos de escolas do concelho.

A Autarquia de Azambuja aprovou recentemente um apoio monetário de 5 mil euros a cada uma das quatro unidades de ensino estruturado a alunos com multideficiência existentes nos agrupamentos de escolas do concelho. No total foram 20 mil euros destinados à aquisição de equipamentos e materiais a incorporar nestas unidades.

Nos 3 agrupamentos escolares do município está identificado um universo de 184 alunos com necessidades de saúde especiais, dos quais aproximadamente 3 dezenas são acompanhados com medidas adicionais de suporte de aprendizagem e inclusão, frequentando estas unidades de ensino estruturado.

Luís de Sousa explica: “Estas unidades estão ao serviço de toda a comunidade escolar, mas destinam-se de modo especial às crianças e adolescentes que apresentem défices motores e sensoriais, descoordenação motora, atrasos na motricidade, défices de equilíbrio e a crianças portadoras de Transtorno do Espectro do Autismo”.

O Presidente da Câmara acrescenta: “Sabe-se que a utilização destas ferramentas especiais ajudam a despertar e a estimular os sentidos, ajudam na interação com o mundo e com os outros e proporcionam, sobretudo, conforto e segurança para criar a sua própria autonomia, potenciando e estimulando diferentes sentidos e emoções”. O autarca assegura igualmente que o Município de Azambuja assume como fundamental promover a articulação de competências e práticas inovadoras de ensino, permitindo aos alunos com necessidades de saúde especiais encontrar o seu papel como cidadãos ativos e de plenos direitos.