Câmara de Azambuja dá 567 mil euros às freguesias no âmbito das transferências de competências

A Câmara de Azambuja aprovou recentemente os Acordos de Transferência de Competências e Recursos com as sete Juntas de Freguesia do concelho. No total serão transferidos para as freguesias 567 mil euros no próximo ano.

A Câmara de Azambuja aprovou recentemente os Acordos de Transferência de Competências e Recursos com as sete Juntas de Freguesia do concelho. No total serão transferidos para as freguesias 567 mil euros no próximo ano, um valor superior em 11,20% em relação a 2020, aumento que a autarquia considera adequado face ao período decorrido e à variação da taxa de inflação.

O valor global será distribuído da seguinte forma: à Junta de Freguesia de Alcoentre caberá o montante anual de 83.176,96 euros; à Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo será atribuído o montante de 30.093,33 euros, e à Freguesia de Aveiras de Cima caberá o montante de 106.288,96 euros.

Já à Junta de Freguesia de Azambuja será atribuído o montante de 150.862,99 euros e para a Junta de Vale do Paraíso será transferido o montante de 19.632,36 euros. Finalmente à Freguesia de Vila Nova da Rainha caberá o montante de 40.673,46 euros e à União de Freguesias de Manique, Vila Nova de São Pedro e Maçussa será atribuído o montante de 136.097,72 euros.

No mesmo âmbito foram igualmente aprovados diversos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências com as Juntas de Freguesia em áreas como a limpeza e corte de vegetação das bermas, valetas, caminhos e vias municipais; a manutenção e conservação dos caminhos e estradas municipais; a manutenção de equipamentos sociais que integram o património municipal; a organização do evento gastronómico local; e a instalação da iluminação natalícia nas várias localidades da respetiva freguesia.