Covid-19: Azambuja criou equipa de emergência para apoiar residências de idosos

O Município de Azambuja criou recentemente uma equipa de emergência destinada a apoiar as instituições do concelho com Estruturas Residenciais Para Idosos, nomeadamente em situações de surto de Covid-19.

O Município de Azambuja criou recentemente uma equipa de emergência destinada a apoiar as instituições do concelho com Estruturas Residenciais Para Idosos, nomeadamente em situações de surto de Covid-19. Esta iniciativa foi criada através de uma candidatura ao Instituto de Emprego e Formação Profissional em articulação com a Segurança Social.

A equipa é constituída por 5 pessoas que se encontram já a prestar serviço na Santa Casa da Misericórdia de Azambuja e na Cerci-Flor da Vida, duas instituições onde, como é do conhecimento público, persistem focos ativos de infeção por coronavírus, havendo por essa razão maior urgência no reforço de recursos humanos. Esta candidatura foi aprovada pelo IEFP no âmbito da Medida de Apoio ao Reforço de Emergência a Equipamentos Sociais e de Saúde.

Por outro lado, a autarquia continua a promover desde há vários meses reuniões quinzenais de acompanhamento com todas as 9 instituições do concelho com a valência de residência para idosos. Além dos representantes das instituições, essas reuniões contam também com a presença do Coordenador da Proteção Civil Municipal, dos comandantes das corporações de Bombeiros e da Cruz Vermelha do concelho, bem como da Enfermeira de Saúde Pública. “Estes encontros têm sido muito produtivos permitindo a partilha de experiências e o esclarecimento de dúvidas”, refere fonte da autarquia.

Ao mesmo tempo a sub-comissão da Proteção Civil para a Covid-19 tem realizado nos últimos dias, individualmente em cada instituição, novas ações de formação e sensibilização envolvendo todos os trabalhadores, alertando-os para os procedimentos mais corretos e os cuidados a ter no desempenho das suas funções, como forma de reduzir os riscos e travar a progressão da pandemia.

Luís de Sousa acrescenta: “O Município de Azambuja expressa, publicamente, uma palavra de reconhecimento e gratidão pela dedicação e pelo enorme esforço que têm sido demonstrados ao longo dos últimos meses pela maioria dos profissionais envolvidos, desde os dirigentes das próprias instituições aos técnicos, passando por várias dezenas de trabalhadores auxiliares nas mais variadas áreas“.

O autarca fez questão de estender este agradecimento a todos os agentes de socorro e de Proteção Civil, bem como à equipa de apoio de emergência pela, e citamos, “coragem de aceitar o desafio de ir fazer um trabalho muito meritório num contexto particularmente difícil e complexo“.

;