Salvaterra aprova orçamento de 14,4 milhões a pensar no apoio às famílias e instituições

A Câmara de Salvaterra presidida por Hélder Esménio (na foto) aprovou recentemente o Orçamento para o ano 2021, com um valor de 14,4 milhões de euros. O documento privilegia o apoio às famílias e instituições num ano que se prevê particularmente difícil.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou recentemente o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2021, com um valor de 14,4 milhões de euros. O documento foi aprovado por maioria, com os votos a favor do PS e um voto contra do BE.

Hélder Manuel Esménio explica que, e citamos, “estamos na presença de um Orçamento responsável e atento às pessoas e às empresas, que vai continuar a promover o território e a qualidade de vida dos que aqui habitam. Não aumenta a dívida municipal, reforça o apoio às Juntas de Freguesia, IPSS’s e associações do concelho“.

O Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos acrescenta que este orçamento, e voltamos a citar, “sobe em 15% os gastos com Saúde, Ambiente e Proteção Civil, aumenta em 30% os apoios sociais, em 60% a Educação e a Ação Social Escolar e na mesma ordem de grandeza os investimentos na Cultura e Desporto”.

Ainda de acordo com o autarca, devido à situação pandémica que se vive no país este orçamento para 2021 aumenta a capacidade de intervenção quer da Proteção Civil, quer da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, reforçando essas rubricas orçamentais.

“O orçamento assegura o pagamento dos montantes necessários à manutenção da redução do valor dos passes em transportes públicos e mantém a aposta nas farmácias aderentes como alternativa aos Postos de Saúde para a vacinação contra a gripe de pessoas com mais de 65 anos”, assegura igualmente Esménio, que acrescenta que o documento cria ainda a possibilidade de o Município ajudar na compra de medicamentos e nas despesas de habitação.

Ainda no domínio dos apoios sociais, acrescenta o presidente, “também o número de bolsas de estudo para alunos do ensino superior será aumentado em 25%, mantendo a tendência assumida por este executivo camarário de crescente apoio às famílias e de forte investimento na educação, pois é o principal ascensor social de que os jovens dispõem”.

Já as redes viárias e os arranjos urbanísticos em todas as povoações do concelho vão continuar a ser uma prioridade: “Para além do impacto positivo na qualidade de vida das populações, é vital para a economia local uma vez que contribui para a manutenção das empresas e empregos em todos quantos fornecem, prestam serviços ou fazem obras no nosso concelho“, afirma Hélder Esménio.

Ainda a este propósito o Presidente da Câmara de Salvaterra de Magos salienta também que “desde outubro de 2013, altura em que chegámos à governação da Câmara Municipal, já investimos 4,3 milhões de euros em cerca de 54 quilómetros de estradas, esforço que vamos ter de manter ao longo dos próximos anos pois há ainda muitas situações por resolver”. A proposta de Orçamento, Grandes Opções do Plano e Plano Plurianual de Investimentos para 2021 vai agora ser submetida à Assembleia Municipal marcada para 17 de dezembro.