Azambuja com 96 casos de Covid-19 tem valor mais elevado desde inicio da pandemia

A Freguesia de Azambuja regista hoje um total de 96 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus. Este aumento de quase meia centena de pessoas infetadas será o espelho dos números da Santa Casa da Misericórdia local.

A Freguesia de Azambuja regista hoje um total de 96 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, um aumento significativo comparativamente com os valores reportados pelas autoridades de saúde no dia de ontem. Este aumento de quase meia centena de pessoas infetadas será o espelho dos números da Santa Casa da Misericórdia local.

Tal como o Fundamental noticiou ontem, foram detetados 45 casos ativos no Lar desta instituição, sendo 30 correspondentes a infeções em utentes e 15 alusivos a funcionários que testaram positivo. Este surto na Misericórdia está a preocupar as autoridades locais, merecendo um acompanhamento rigoroso dos responsáveis pela freguesia.

Inês Louro comentou já hoje os números desta quarta-feira da Freguesia de Azambuja: “É um dia triste para a freguesia; aliás, este estado de espírito já teve inicio ontem, desde que tivemos a infeliz notícia do surto na Santa Casa da Misericórdia”. A Presidente da Junta de Freguesia refere que os números dos positivos desse surto apenas hoje tiveram reflexo nos dados oficiais: “Infelizmente esses valores fazem com que oficialmente a freguesia tenha hoje um record em termos de casos positivos“.

Inês Louro refere que a situação é duplamente preocupante, não apenas pelo número de casos em Azambuja mas também devido ao facto de se tratar de um surto, e citamos, “num local que sabemos que é sempre de risco elevado“. A autarca refere-se naturalmente ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Azambuja. E apela para que os seus fregueses mantenham alguma tranquilidade e confiança nas autoridades, assegurando que as mesmas tudo estão a fazer para controlar este surto.

Acrescente-se que já hoje foi detetado um caso positivo num agente da Guarda Nacional Republicana de Azambuja, o que levou a que 11 dos 22 militares que prestam serviço neste posto tenham ficado de quarentena. De acordo com o comando deste destacamento, não está em risco a segurança das pessoas por eventual falta de efetivos.

Já os números do Concelho de Azambuja espelham hoje este aumento da Freguesia de Azambuja: 207 casos ativos em todo o território concelhio, com Aveiras de Cima a apresentar 47 pessoas infetadas e Azambuja, como já referido, a ter 96 casos. Alcoentre também está a subir no mapa epidemiológico e tem nesta quarta-feira 38 casos ativos.

A União de Freguesias de Manique, Vila Nova de São Pedro e Maçussa tem atualmente 11 casos. Aveiras de Baixo com 7, Vale do paraíso com 5 e Vila Nova da Rainha com 3 são as restantes freguesias de Azambuja que reportam casos ativos. Continua a verificar-se um total de 6 óbitos e hoje temos o registo de 274 pessoas que recuperaram desta doença.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR