Lar de Idosos do Carregado tem 15 utentes e 9 funcionárias infetadas com Covid-19

O Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado tem pelo menos 15 utentes infetados com Covid-19. Há ainda 9 funcionárias que testaram positivo e estão em isolamento domiciliário. Os idosos estão totalmente assintomáticos.

O Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado tem utentes infetados com Covid-19. O total de casos positivos entre idosos estará situado entre 15 e 18 e há ainda 9 funcionárias que testaram positivo e estão em isolamento domiciliário. Os idosos estão totalmente assintomáticos.

Neste momento as autoridades do Concelho de Alenquer já estão no terreno a coordenar um plano de ação que visa responder a este surto de Covid-19 no Lar do Centro Paroquial do Carregado. Pedro Folgado declarou ao Fundamental: “Estamos a diligenciar no sentido de aplicar o plano de contingência que estava estabelecido na instituição“. O Presidente da Câmara de Alenquer acrescentou: “Em princípio os idosos infetados conseguirão ficar isolados numa ala do Lar e desta forma consegue-se separar as pessoas infetadas das não infetadas“.

Pedro Folgado assegurou igualmente que os idosos infetados com a Covid-19 estão assintomáticos: “Temos ouvido em outros casos que as pessoas estão doentes e têm que ser hospitalizadas, mas não é o caso aqui no Lar do Carregado, e estes cerca de 15 idosos estão bem e não manifestam sintomas da doença“. O Presidente refere: “Temos que pensar positivo; separar os idosos para que os que estão infetados não contaminem os outros e fazer o acompanhamento das pessoas em permanência“.

Para além dos 15 idosos infetados há igualmente 9 funcionárias do Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial do Carregado que testaram positivo e que estão em isolamento domiciliário. No total serão pelo menos 24 as pessoas que testaram positivo e que estão relacionadas diretamente com a instituição. “A nossa preocupação recai sobretudo nos idosos, que são pessoas com uma idade já avançada“, acrescenta o autarca.

O Presidente da Câmara de Alenquer ainda frisou neste contexto: “É a primeira vez que temos uma situação destas num Lar no Concelho de Alenquer e quando é a primeira vez é normal que fiquemos um pouco mais alarmados, mas para já descansa-me o facto dos utentes infetados estarem assintomáticos. Espero que assim se mantenham e que ultrapassem rapidamente a infeção, e é nesse sentido que vão ser acompanhados em permanência“.

Pedro Folgado ainda refere a propósito da pandemia: “Desde que houve aquele surto em Meca que estou naturalmente preocupado; todos os dias vejo os números a crescer e constato que isto deixou de estar controlado pelas próprias pessoas; teremos todos de ser responsáveis e de nos responsabilizarmos uns aos outros, pois essa será a única forma de lutarmos contra as cadeias de transmissão“.


Paulo Franco em entrevista: “O comércio de Alenquer sente que tem a Câmara a seu lado”

Paulo Franco é o mais recente convidado de Nuno Cláudio para a grande entrevista no Fundamental Canal. O vereador integra o Executivo Municipal de Alenquer e foi desafiado para falar do Projeto Benkovav, assim como das atividades desenvolvidas no âmbito dos pelouros que tutela.

 

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR