Combate à Covid-19: escolas do Cartaxo foram desinfetadas no fim de semana

A Câmara do Cartaxo procedeu a trabalhos de desinfeção da Escola Básica de Vila Chã de Ourique, Escola EB 23 de Pontével e Escola Secundária do Cartaxo. Recorde-se que nestes estabelecimentos de ensino foram detetados casos de Covid-19, tal como o Fundamental noticiou na passada sexta-feira. 

A Câmara Municipal do Cartaxo procedeu a trabalhos de desinfeção da Escola Básica de Vila Chã de Ourique, Escola EB 23 de Pontével e Escola Secundária do Cartaxo. Recorde-se que nestes estabelecimentos de ensino foram detetados casos de Covid-19, tal como o Fundamental noticiou na passada sexta-feira. 

Os trabalhos de desinfeção dos três estabelecimentos de ensino foram executados pelos Bombeiros Municipais do Cartaxo e são acompanhados pelos serviços da Câmara Municipal do Cartaxo – área de Educação e Juventude e Serviço Municipal de Proteção Civil.

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, referiu que “a coordenação entre os serviços da Câmara Municipal, as juntas de freguesia, as direções dos agrupamentos de escolas e as associações de pais e encarregados de educação permitiu a execução quase imediata dos trabalhos”.

O autarca destacou a ação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo: “com enorme profissionalismo e disponibilidade trabalharam para que a desinfeção pudesse decorrer durante o fim de semana, acrescentando esta ação ao enorme trabalho de apoio à população que cumprem diariamente”.

Na Escola Básica de Vila Chã de Ourique os trabalhos decorreram no passado dia 13 de outubro, sendo que as crianças terminaram o período de vigilância ativa na passada sexta-feira e regressaram hoje, dia 19 de outubro, às aulas presenciais. Já a desinfeção da EB 2,3 de Pontével decorreu durante o fim de semana e na Escola Secundária do Cartaxo os trabalhos decorreram durante esta segunda-feira.

A desinfeção decorre em todas as salas de aula, espaços de apoio a docentes e auxiliares, assim como refeitórios, cozinhas e espaços comuns. Os equipamentos de apoio às atividades e ao serviço de refeições foram também desinfetados.

Para além dos trabalhos de desinfeção agora terminados ou em fase de conclusão, a autarquia assegura que todos os estabelecimentos de ensino tinham sido higienizados e desinfetados, quer durante o período de interrupção letiva presencial, no ano letivo anterior, quer no início deste ano letivo.

A Câmara Municipal também garante que repetirá estes trabalhos sempre se justifique quer por alteração da situação epidemiológica, quer no âmbito de ações de prevenção com vista à proteção de alunos, docentes e técnicos.