O músico Nuno Ferreira é o convidado de Nuno Cláudio para o Conversas com Fundamento desta quinta-feira, dia 1 de Outubro. Neste dia assinala-se o vigésimo sétimo aniversário do nosso jornal e também se assinala o Dia Mundial da Música, pelo que a escolha do entrevistado não poderia ser mais apropriada.
Nuno Ferreira é músico profissional há mais de 30 anos, estando atualmente a liderar a banda MT-80. Tem um percurso riquíssimo na música, tendo acompanhado durante largos anos artistas conceituados como Tony carreira ou Emanuel. Fez parte dos Da Vinci, banda que nos anos 80 encheu de melodias a alma dos portugueses. Nesta entrevista aborda estes e outros temas, numa conversa muito descontraída com Nuno Cláudio, de quem é amigo há 16 anos.
Já o Jornal Fundamental comemora 27 anos de vida nesta dia 1 de Outubro de 2020. Foi em 1993 precisamente neste dia que surgiu então nas bancas a primeira edição do jovem e irreverente Fundamental. De então para cá já passou mais de um quarto de século e nesse período de tempo as mudanças foram profundas, a todos os níveis.
O Fundamental de hoje é radicalmente diferente da realidade de 1993 e até do cenário que tínhamos no inicio da atual década. Até aos 23 anos de vida o Fundamental existiu no formato “papel”, que hoje está para a nossa realidade como uma peça de museu que proporciona boas recordações mas que indubitavelmente pertence ao passado.
Atualmente o Fundamental vive em pleno século XXI e aproveita na plenitude as potencialidades deste maravilhoso novo mundo tecnológico, colocando todo esse manancial ao serviço da informação e do superior interesse dos nossos clientes e patrocinadores. O Fundamental está “on-line” desde 2007, mas a partir de 2016 deu o salto para uma poderosa plataforma digital que tem literalmente conquistado leitores.
Nesta altura da história é muito fácil aceder aos conteúdos do Jornal Fundamental. Pode fazê-lo comodamente em qualquer telemóvel, tablet ou computador, em qualquer ocasião e em qualquer lugar do Planeta Terra. O número médio de leitura e visualização dos nossos conteúdos é várias vezes superior à tiragem média da antiga edição em papel, e este facto diz tudo sobre a conquista de novos leitores nos últimos anos.
Em paralelo com o Fundamental surgiu em Agosto de 2019 o Fundamental Canal, que agora é mais um espaço informativo que o jornal oferece aos seus muitos milhares de leitores. O Fundamental Canal apresenta dois espaços distintos de entrevista: a Grande Entrevista, mais vocacionada para os intérpretes da política autárquica ou da sociedade civil. E ainda as Conversas Com Fundamento, sobretudo viradas para a conversa descontraída com grandes personalidades da nossa região, sejam eles políticos, empresários ou homens e mulheres do desporto, da cultura ou das causas sociais.
Uma palavra para os mais importantes de todos: os nossos leitores e patrocinadores. Dos que nos acompanham desde 1993 até àqueles que só tomaram contacto com o Jornal Fundamental nos anos mais recentes, todos são a razão pela qual persistimos neste projeto desde há 27 anos. Enquanto as manifestações de carinho e de apreço pelo Jornal Fundamental persistirem como até aqui, prometemos continuar pelo menos por mais 27 anos! Obrigado por tudo!