Manique com 18 casos de Covid – funcionários da autarquia entre as pessoas infectadas

Manique do Intendente contabiliza nesta segunda-feira um total de 18 casos de infecção pelo coronavírus, um número inédito naquela freguesia desde o inicio da pandemia. O foco de infecção terá começado no Hospital de Vila Franca e alastrou a uma família proprietária de um café em Manique.

Manique do Intendente contabiliza nesta segunda-feira um total de 18 casos de infecção pelo coronavírus, um número inédito naquela freguesia desde o inicio da pandemia. Os casos positivos têm vindo a subir em Manique nos últimos dias, ao contrário da relativa estabilidade que se verifica no restante Concelho de Azambuja. 

De acordo com o que o Fundamental conseguiu apurar, este foco de infecção em Manique do Intendente terá começado num café local. Um dos proprietários ter-se-á deslocado ao Hospital de Vila Franca de Xira onde terá contraído a doença. Mais tarde acabou por passar a infecção à restante família. Luís de Sousa manifestou a sua preocupação em relação a este foco de contágio de Manique: “Professores e funcionários da Escola de Manique iam a esse café buscar comida e isso fez com que tivéssemos que efectuar mais de 40 testes, mas graças a Deus que está tudo negativo”, assegurou o Presidente da Câmara de Azambuja.

Refira-se que entre os 18 infectados de Manique estão dois funcionários da Câmara de Azambuja, que são familiares dos proprietários do café em questão. Para além dos 18 casos positivos de Manique do Intendente, a Freguesia de Aveiras de Cima regista hoje 4 casos de pessoas que testaram positivo, ao passo que Azambuja tem conhecimento oficial de 6 casos de coronavírus. Em todo o município de Azambuja há mais 3 casos positivos nas restantes freguesias que não foram mencionadas pelas autoridades locais.

De realçar que foram já 190 as pessoas que recuperaram desta doença no Concelho de Azambuja desde o inicio da pandemia, em meados de Março deste ano. Nesta altura estão 67 pessoas em isolamento domiciliário. Tal como o Fundamental noticiou oportunamente, são 2 os óbitos que se verificaram no município azambujense, duas pessoas idosas que padeciam de outras doenças e cujo estado de saúde terá sido agravado pela infecção devida à Covid-19.

Entretanto o município cancelou a realização da Caminhada Ecológica em Família prevista para o próximo dia 20 de Setembro precisamente em Manique do Intendente. “Face à evolução preocupante da situação epidemiológica da doença Covid-19 e na sequência da resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de contingência em todo o país a partir do dia 15 de Setembro, a autarquia decidiu cancelar esta caminhada“, pode ler-se no comunicado emitido já hoje pela Câmara de Azambuja.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR