Espaço Jackson na Glória disponibilizado a partir de 15 de Agosto

Hélder Esménio referiu a propósito do Espaço Jackson: “Esta obra é um dos mais importantes investimentos culturais e de apoio ao movimento associativo feitos no Concelho de Salvaterra". O equipamento vai ser disponibilizado à população no próximo dia 15.

Hélder Esménio referiu a propósito do Espaço Jackson: “Esta obra é um dos mais importantes investimentos culturais e de apoio ao movimento associativo feitos no Concelho de Salvaterra pois permitiu qualificar um pedaço de território da Vila da Glória do Ribatejo e vai seguramente contribuir para a divulgação dos seus usos, costumes e tradições”. O equipamento vai ser disponibilizado à população no próximo dia 15.

Esta “inauguração” surge numa altura em que foi apresentada candidatura pelo Município de Salvaterra para classificar como Património Imaterial Nacional os bordados típicos da Glória do Ribatejo. Recorde-se que a autarquia tinha aprazada para o passado dia 25 de Abril a inauguração das obras de requalificação do Espaço Jackson, que promoveram aquele equipamento a Pátio das Colectividades, Sala Multiusos, Biblioteca e Átrio de Exposições.

No entanto e devido à pandemia esta cerimónia foi cancelada e vai ser substituída por uma visita àquelas instalações. O evento está marcado para as 21 horas do dia 15 de Agosto e haverá um concerto no final que decorrerá no Parque Infantil e Ringue da Glória do Ribatejo. De acordo com o autarca, estarão garantidas as normas da DGS, em particular o uso de máscara e o distanciamento físico entre cadeiras neste improvisado recinto ao ar livre.

Refira-se ainda que esta obra de regeneração urbana incluiu os arranjos urbanísticos do Parque Infantil, do Largo 1º de Maio (Poço da Roda) e da Rua 25 de Abril, num investimento total que ultrapassou 1,5 milhões de euros que contou com o apoio da UE em 900 mil euros. Estas obras foram efectuadas em parceria com a Freguesia da Glória do Ribatejo.

Já a Biblioteca Municipal ali localizada abrirá as suas portas ao público na próxima segunda-feira, dia 17 de Agosto, e é expectável que cada uma das 6 associações que ali têm espaços de trabalho – Escuteiros, Teatro Paulo Claro, Febre Amarela, Marionetes Subúrbio, “Os Cabras” (grupo motard) e a Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória – possam retomar as suas actividades em função, naturalmente, da evolução da situação epidemiológica no concelho e no País.