Cada vez menos casos: Aveiras de Cima e Azambuja estão a vencer a praga do Covid

O Concelho de Azambuja está a levar a melhor na luta contra a praga da Covid-19. Actualmente o município apresenta 19 casos positivos identificados, muito longe dos números de um passado recente que chegaram a fazer temer o pior cenário.

O Concelho de Azambuja está a levar a melhor na luta contra a praga da Covid-19. Actualmente o município apresenta 19 casos positivos identificados, muito longe dos números de um passado recente que chegaram a fazer temer o pior cenário. São 15 casos identificados na Freguesia de Azambuja e as restantes freguesias já nem constam no mapa epidemiológico.

Ainda não há muito tempo Azambuja era noticia pelas piores razões no contexto desta pandemia que assola o Planeta Terra. A zona industrial coleccionava casos de empresas que apresentavam surtos de coronavírus, e os casos positivos eram contabilizados às centenas. A Freguesia de Azambuja foi atingida por arrasto e chegou a ter mais de 80 cidadãos infectados em simultâneo. Em Aveiras de Cima chegou-se próximo das duas dezenas de casos.

A verdade é que o passado mês de Julho trouxe consigo um abrandamento progressivo dos casos positivos em todo o concelho e em particular na Freguesia de Azambuja. Os 15 casos que se registam à data de hoje estão muito longe do cenário preocupante que assolou Azambuja nos meses de Maio e Junho. De realçar que foram 170 os cidadãos que recuperaram desta doença no Concelho de Azambuja no decorrer do período de pandemia.

Infelizmente há a registar dois óbitos, tal como o Fundamental reportou em divida altura: duas pessoas idosas cujo estado de saúde compreendia outras patologias associadas. Recorde-se que a primeira cidadã do município a falecer devido a esta doença foi Albertina Maria Furtado. Esta senhora de 88 anos vivia na Casa de Acolhimento de Anabela Martins, em Manique do Intendente. Foi a 4 de maio. Duas semanas mais tarde viria a falecer mais um idoso no Concelho de Azambuja, vítima de coronavírus.

Nesta altura a pandemia parece abrandar no território concelhio de Azambuja, mas face aos acontecimentos que se verificam por todo o Mundo quaisquer cuidados não serão excessivos tendo em conta a ameaça que representa a Covid-19. Azambuja tem hoje 19 casos activos, 15 dos quais na freguesia sede de concelho, sendo que os restantes 4 casos estarão espalhados pelo território municipal. Existem uma dezena de pessoas que ainda se encontram em isolamento domiciliário. E nunca será demais voltar a lembrar os 170 casos de pessoas que recuperaram desta doença. Que se mantenha a tendência.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR