Intermarché de Aveiras: autoridades encerram duas secções e aguardam resultados de testes à Covid

Três funcionárias do Intermarché de Aveiras foram testadas à Covid na sequência do caso positivo que foi detectado no passado sábado. Duas secções da loja foram encerradas e a Delegada de Saúde aguarda os resultados destes 3 testes para decidir se determina o fecho total da loja e os testes à totalidade dos funcionários.

Três funcionárias do Intermarché de Aveiras de Cima foram testadas à Covid-19 na sequência do caso positivo que foi detectado no passado sábado. Estas colaboradoras estavam em contacto directo com a colega que testou positivo. Duas secções do Intermarché local foram encerradas e a Delegada de Saúde aguarda os resultados destes 3 testes para decidir se determina o fecho total da loja e os testes à totalidade dos funcionários.

O Fundamental sabe que o proprietário do Intermarché de Aveiras de Cima pretendia testar de imediato todos os seus colaboradores, mas por determinação da Delegada de Saúde local os teste vão incidir, para já, sobre as 3 colaboradoras que estavam mais próximas da funcionária que testou positivo. Só depois de serem conhecidos os resultados destes 3 testes é que serão tomadas outras medidas, que poderão passar pelo encerramento momentâneo da loja, se as autoridades de saúde assim entenderem necessário.

O caso está a preocupar as autoridades locais, sobretudo devido à rede de contactos estabelecidos entre as pessoas nas suas vivências e tendo ainda em conta a forma como o vírus se propaga. Luís de Sousa, o Presidente da Câmara de Azambuja, explicou ao Fundamental que uma das 3 colaboradoras do Intermarché que estão a ser testadas tem uma criança que frequenta o Jardim de Infância de Aveiras de Cima.

De acordo com o autarca, todas as crianças dessa sala foram já mandadas para casa. “Estão todos em casa a aguardar os resultados dos testes feitos às 3 colaboradoras, uma das quais é mãe de uma destas crianças, e quando forem conhecidos os resultados desses testes a autoridade de saúde dirá qual é o procedimento seguinte“, reforça Luís de Sousa, não escondendo a sua preocupação face ao cenário que o próprio descreveu ao Fundamental.

O Presidente da Câmara de Azambuja também garantiu ao Fundamental que já comunicou toda a situação ao Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, António Torrão, bem como às autoridades policiais locais, nomeadamente ao comando da GNR de Aveiras de Cima. “Estamos naturalmente preocupados e a acompanhar toda esta situação, mas também esperançados de que vai tudo correr bem. Se houver casos positivos entre estas 3 funcionárias, a delegação de saúde vai testar todos os colaboradores do Intermarché“, assegura o Presidente da Autarquia.

O Fundamental pediu ao autarca a sua opinião sobre se a superfície comercial deveria encerrar momentaneamente até ser conhecida a dimensão da situação: “A Delegada de Saúde determinou que para já encerrava as duas secções cujas colaboradoras eram mais próximas da pessoa que testou positivo, e eu respeito a decisão das autoridades de saúde, pois entendo que cada autoridade tem as suas competências próprias“, referiu Luís de Sousa.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR