Paúl de Manique: grande aposta do Município de Azambuja para atrair novos visitantes

O Executivo de Azambuja aprovou duas propostas de candidaturas com o objectivo de dinamizar o Paúl de Manique do Intendente. Uma das candidaturas é ligada à educação ambiental e dá pelo nome de “Projecto Paúl Natura – Conhecer para Proteger”.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou recentemente duas propostas de candidaturas com o objectivo de dinamizar o conhecimento e a promoção do Paúl de Manique do Intendente. Uma das candidaturas é ligada à educação ambiental e dá pelo nome de “Projecto Paúl Natura – Conhecer para Proteger”.

A dar corpo à candidatura, o município integra um consórcio em parceria com mais três entidades: a União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa; o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja; e a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural.

O projecto apresentado privilegia acções que contemplam a promoção do património natural – bio e geodiversidade e do papel dos serviços prestados pelos ecossistemas, abarcando iniciativas de formação e capacitação, de sensibilização ambiental e de participação activa da comunidade.

A outra será uma candidatura ao Programa Partis & Art For Change, com o projecto “Modos de Voar – Práticas Artísticas Inclusivas no Paúl”, promovido pela Fundação Colouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa que pretendem distinguir os melhores e mais inovadores projectos de inclusão social pela prática artística. A Câmara de Azambuja entra nesta parceria a convite da COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural.

Este projecto terá uma duração de 36 meses e dirige-se às crianças do Agrupamento de Escolas do Município e aos utentes da UTICA e tem por objectivo trabalhar o desenvolvimento pessoal, a sensibilização ambiental e a identidade local através de diferentes formas de arte – desde a pintura ao audiovisual, proporcionar o contacto com as práticas artísticas contemporâneas e, ao mesmo tempo, valorizar o meio ambiente e o Paúl de Manique do Intendente, sensibilizando a comunidade para a importância da sua preservação.


Nelson Neves e a pandemia: “Fomos ensinados a poupar mais e a mudar de forma de vida”

Nelson Neves é especialista em recuperação e revitalização de empresas e durante esta pandemia já tivemos o privilégio de ouvir as suas análises e comentários através do nosso canal. Nelson faz um ponto da situação e perspectiva o futuro próximo das empresas e das famílias portuguesas.