Lar de Aveiras em suspenso: caso positivo de Covid-19 leva à realização de 120 testes

Foi confirmado um caso positivo de Covid-19 numa senhora com idade de 91 anos, utente do Lar de Aveiras de Cima, mas que está hospitalizada desde quarta-feira passada, sendo que os responsáveis pelo Lar de Aveiras estão convictos de que a infecção foi transmitida à senhora em ambiente hospitalar.

Foi confirmado um caso positivo de Covid-19 numa utente do Lar de Idosos de Aveiras de Cima que está hospitalizada em Vila Franca desde quarta-feira. Trata-de de uma senhora com idade de 91 anos e que partilha o seu quarto com mais duas utentes. Os responsáveis pelo Lar de Aveiras asseguram que todos os procedimentos de segurança têm sido levados ao extremo. Neste momento estão a ser testados todos os idosos e funcionários deste Lar, num total superior a 120 pessoas.

De acordo com Luís de Sousa, presidente da Câmara de Azambuja, todos os cerca de 80 utentes e 40 funcionários estão a ser testados, no seguimento deste caso descoberto de Covid-19. Já a idosa infectada com coronavírus foi hospitalizada em Vila Franca de Xira na passada quarta-feira, sendo que a sua situação é considerada estável. Os responsáveis pelo Lar defendem a convicção de que a infecção desta senhora foi contraída na unidade hospitalar de Vila Franca, uma vez que no Lar de Aveiras de Cima os procedimentos e os cuidados têm sido extremos e todos os testes deram negativos. Os elementos da Cruz Vermelha local, responsáveis pelo transporte da senhora para a unidade hospitalar, foram igualmente sujeitos a teste à Covid-19.

Luís de Sousa acrescenta a este propósito: “estava tudo a correr tão bem, tínhamos escapado de viver estas situações sobretudo nos nossos lares de idosos, mas de vez em quando levantam-se aqui uns ventos desfavoráveis, os quais nos preocupam, mas que temos que enfrentar com coragem“.

O autarca afirma estar com esperança de que este seja somente um caso isolado, até porque esta utente, de acordo com o autarca, não teria grande ligação com os restantes idosos do lar. “Espero que os resultados sejam animadores e que se fiquem somente por este caso positivo. A senhora vivia no quarto com outras duas senhoras; enfim, vamos ver se o caso se mantém circunscrito a esta senhora“.

À margem deste caso de infecção pelo coronavírus no Lar de Aveiras de Cima, o Presidente da Câmara de Azambuja não deixou de endereçar uma palavra crítica à forma como este período de abrandamento nas restrições está a ser levado a cabo por alguma parte da população: “Infelizmente já vejo por aí muita gente sem máscara, a beber cerveja às portas dos cafés ou em ajuntamentos como se não vivêssemos uma situação de pandemia, e não há o mínimo de segurança e de bom senso“, lamenta o autarca.


Candidato Silvino, 1ª entrevista: “Tenho influências de Benavente, Carlos Alberto, Ramos e Sousa”

A primeira entrevista de Silvino Lúcio na qualidade de candidato à presidência do município foi concedida ao Fundamental Canal, tal como o ainda vereador tinha prometido que iria acontecer. Uma oportunidade para ficar a conhecer as ideias e um pouco mais daquele que poderá vir a ser o próximo presidente da Câmara de Azambuja.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR