Concelho de Azambuja poderá chegar aos mil desempregados

O Concelho de Azambuja poderá registar muito em breve um total de desempregados recorde, de acordo com as perspectivas evidenciadas hoje pela vereadora Sílvia Vítor no decorrer da reunião do executivo camarário que teve lugar por video-conferência.

O Concelho de Azambuja poderá registar muito em breve um total de desempregados recorde, de acordo com as perspectivas evidenciadas hoje pela vereadora Sílvia Vítor no decorrer da reunião do executivo camarário que teve lugar por video-conferência. O número de mil desempregados é uma perspectiva do Fundamental, tendo em conta o cenário provocado pela pandemia. 

Os totais do mês de Maio apontam para 656 desempregados em Azambuja, um número que subiu 40 por cento em relação ao mês de Fevereiro, quando então os desempregados em todo o território municipal ascendiam a 470. Longe vão os 388 desempregados que se registavam em Azambuja precisamente há um ano, em Maio de 2019.

Naturalmente que os números alusivos ao mês de Junho ainda não são conhecidos, mas suspeita-se e teme-se que se verifique um aumento significativo deste total correspondente ao mês de Maio, os já referenciados 656 desempregados. Todas as perspectivas apontam para uma subida devido ao agravar da situação económica provocada pela pandemia de coronavírus.

De acordo com Sílvia Vítor, neste mês de Junho voltou a verificar-se uma subida do número de inscritos comparativamente com o mês de Maio, sendo que em Maio já se tinha verificado nova ascensão da quantidade de pessoas desempregadas face ao mês de Abril. “Temos um conjunto de acções agendadas com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, e é fundamental que se desenvolvam programas de reinserção, bem como mais acções de formação e mais contactos com as empresas locais”, refere a vereadora.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR