Vila Franca: Mesquita anuncia 7 milhões de investimento em ambiente e educação

O Presidente da Câmara de Vila Franca anunciou investimentos na ordem dos 7 milhões de euros em ambiente e educação. Cerca de 1,3 milhões de euros serão destinados para a instalação de ilhas ecológicas. Já os investimentos na área da Educação serão superiores a 5,6 milhões.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou investimentos na ordem dos 7 milhões de euros em ambiente e educação. Cerca de 1,3 milhões de euros serão destinados para a instalação de ilhas ecológicas. Já os investimentos na área da Educação serão superiores a 5,6 milhões.

Neste sentido, a autarquia vai investir mais de 1,3 milhões de euros na instalação de equipamentos de recolha enterrados – Ilhas Ecológicas – em toda a área do Município. Em conferência de imprensa realizada ontem, na Castanheira do Ribatejo, Alberto Mesquita anunciou que ainda em 2020 serão instalados 145 ecopontos. Em 2021, esta acção será reforçada com mais 60 novos equipamentos.

Esta estratégia da Câmara Municipal vai no sentido de optimizar a capacidade de recolha em todo o Concelho, gerir os circuitos de forma mais eficiente e também melhorar a imagem do espaço público. Para a sua concretização serão instalados novos ecopontos, será reforçada a capacidade de depósito dos já existentes e alguns deles serão ainda substituídos, permitindo uniformizar a sua capacidade de depósito.

Ao mesmo tempo o autarca de Vila Franca de Xira apresentou investimentos na área da Educação superiores a 5,6 milhões de euros. Este investimento será realizado na área da Educação para o Ano Lectivo 2020/2021 e ultrapassa os 5,6 milhões de euros.

Alberto Mesquita evidenciou os investimentos municipais aprovados na reunião de câmara realizada a 27 de maio, relativos ao funcionamento do Ano Lectivo 2020/2021, cujo montante global de 3,5 milhões de euros abrange a Escola a Tempo Inteiro, actividades de enriquecimento curricular, refeições escolares e apoio aos refeitórios, acção social escolar, transportes escolares, apoio a actividades e projectos educativos e apoio para apetrechamento.

Também na preparação do próximo Ano Lectivo foram referenciadas as principais intervenções de requalificação do parque escolar do Concelho, entre as quais se destaca a remodelação da Escola Básica Álvaro Guerra em Vila Franca de Xira e a ampliação e beneficiação das Escolas Básicas n.º 2 de Alhandra e do Cabo de Vialonga.

Para além destas intervenções, que representam um investimento municipal superior a 2,1 milhões de euros, o Presidente da Câmara Municipal avançou também a informação de que está concluído o projecto de execução das obras a realizar na Escola Básica e Secundária de Vialonga.