Pandemia: Vila Franca com 241 casos e 10 mortes – Câmara apoia colectividades com 155 mil euros

No Concelho de Vila Franca de Xira surgiram 10 novos casos de Covid-19 em relação ao dia de ontem, todos na União de Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Existem actualmente 241 casos confirmados de infecção pelo coronavírus, número que inclui o registo de 10 óbitos, que permanece inalterado em relação ao último relatório.

As boas notícias prendem-se com os recuperados: subiu para 69 o número de casos de cidadãos que venceram o coronavírus, mais 8 que ontem. São assim 162 os casos activos, com apenas 1 internamento nesta data e 161 pessoas em isolamento domiciliário. Há 124 casos em vigilância.

Entretanto a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tomou a decisão de atribuir apoios financeiros extraordinários ao Movimento Associativo concelhio no valor total de 155 mil euros. Estes apoios são dirigidos a entidades das áreas Social, da Cultura e do Desporto que têm parcerias com o Município no âmbito do Programa de Apoio ao Movimento Associativo.

Alberto Mesquita frisa que esta medida tem o objectivo de contribuir para a sustentabilidade destas instituições e zelar pela manutenção de postos de trabalho. São 80 as instituições abrangidas, no montante global de apoio municipal já referido de 155 mil euros.

No caso do movimento associativo solidário sem fins lucrativos, foi atribuída uma verba extraordinária de 56 mil euros para 26 instituições. Já na Cultura o montante total atribuído é de 24 mil euros, para 27 instituições e seis tipologias de actividade, tais como música popular, bandas filarmónicas, grupos de teatro, grupos musicais juvenis (orquestra e coro), grupos corais e folclore.

No Desporto a contribuição excepcional tem o valor de dez euros mensais por cada atleta federado que integre a respectiva instituição. Receberão este apoio 27 instituições de actividades desportivas. Mesquita acrescentou: “A Câmara tem vindo a adoptar medidas extraordinárias cujas principais prioridades se prendem com o apoio à população em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade, bem como com a preservação e manutenção do maior número possível de postos de trabalho do Município”.


José Martins no F-Canal: “O Carregado tem passado ao lado, está no sangue das pessoas”

José Martins foi o convidado de Nuno Cláudio para a grande entrevista. O Presidente da União de Freguesias de Carregado e Cadafais protagoniza uma conversa descontraída e muito interessante, repleta de revelações e com uma elevada postura de franqueza.

COMPARTILHAR