Miguel Ouro: talentoso artista de Azambuja aceita desafio do Fundamental e dá concerto em casa

O Fundamental lançou há dias o desafio a Miguel Ouro: presentear-nos com um concerto caseiro, com o propósito de ser difundido no Fundamental Canal. E o talentoso artista de Azambuja correspondeu ao seu melhor nível! Para ver aqui.

O Fundamental lançou há dias o desafio a Miguel Ouro: presentear-nos com um concerto caseiro, com o propósito de ser difundido no Fundamental Canal. Desta forma pretendemos dar o nosso contributo para combater o longo período de isolamento caseiro a que a maioria dos portugueses está sujeito. Os próximos convidados para este desafio, já aceite, serão alguns elementos dos MT-80!

E se é facto que já conhecíamos o talento de Miguel, confessamos que o resultado final só está ao alcance dos verdadeiros talentos! Convidamo-lo a ver e apreciar a arte de Miguel Ouro… no Fundamental Canal. Parabéns, Miguel!

Sobre Miguel Ouro. Miguel Ouro é animador cultural e dedica-se à escrita de textos canções e à composição musical e cénica. Ao mesmo tempo interessado pela cultura histórica da região de Azambuja, fundou a Terra Velhinha, um projecto que defende as artes e raízes locais, assente numa dinâmica de investigar e desenvolver aspectos diversos da história, da música e artes antigas em geral, promovendo representações nesta dimensão.

A Terra Velhinha nasceu na internet em 2013 na comunidade do grupo Facebook com a partilha de fotos, vídeos e documentos antigos e faz rotação com a página e o canal Terra Velhinha mais dedicados ao público exterior também com o site terravelhinha.com. Com o grupo Facebook Terra Velhinha, um grupo Foto-Memória mantém um contacto permanente com a população da região de Azambuja em torno das vivências sociais, culturais e históricas e com um elenco alargado apresentam espectáculos diversos de recriação por todo o país.

Compõem este projecto um grupo de animadores locais que se prestam na tarefa de manter a viva a tradição através de diversas manifestações das tradições locais. O Miguel e os seus animadores e músicos constroem os seus repertórios, tendo por base a encenação musical e teatral e dividem-se em múltiplos projectos dos quais destacamos: Recriações e Bando da Terra Velhinha onde se destacam os jogos tradicionais, os Robertos, o fado, a música tradicional, personagens de pregões entre outras mostras, a Taberna do Meia Unha, o Grupo Popular “Pilha Galinhas”, Trupe da Cana Rachada com a oficina da cana rachada, assim como apresentações a solo diversificadas consoante o repertório que montam e onde apresentam diferentes registos e instrumentos musicais que o Miguel manuseia de forma simples mas ilustrativa.

São vários os projectos que se articulam dentro da Terra Velhinha e que envolvem sempre um segmento da marca Terra Velhinha: Típica, Histórica e Interactiva. Continua também com outros grupos da marca MOA (Miguel Ouro Anima) que contam com apresentações e várias bandas, com especial atenção para a animação de rua onde aqui se destaca a Marchinha do Botequim e Super Rua.


VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR