Azambuja: abertas inscrições para mais um concurso de vinhos do Município

Azambuja está a promover o seu 38º Concurso de Vinhos do produtor, um dos mais antigos da região e aberto a todos os vitivinicultores do concelho.

Azambuja está a promover o seu 38º Concurso de Vinhos do produtor, um dos mais antigos da região e aberto a todos os vitivinicultores do concelho. A edição deste ano vai celebrar a colheita de 2019, com o concurso aberto às categorias de vinhos tintos, vinhos brancos e vinhos rosés.

A iniciativa vai continuar a premiar os melhores com recompensas monetárias, além dos habituais troféus comemorativos do evento. Assim, o primeiro, o segundo e o terceiro classificados em cada uma das três categorias receberão, respectivamente, 750, 500 e 250 euros.

Fonte da autarquia declara a este respeito: “Os prémios tem o objectivo de, por um lado, incentivar todos os produtores a participar e, por outro, recompensar o esforço e o saber dos que obtêm os melhores resultados”.

Refira-se ainda que o concurso será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega” e o júri convidado será composto por vários técnicos especializados na área. O prestígio do evento é assegurado por enólogos em representação, nomeadamente da Comissão Vitivinícola Regional – Tejo, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Associação Portuguesa de Enologia e da Associação de Escanções de Portugal.

Como vem sendo hábito no contexto desta iniciativa, os resultados serão divulgados no decurso da “16º Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas”, a realizar de 17 a 19 de Abril de em Aveiras de Cima. Recorde-se também que este concurso é organizado pela Câmara Municipal de Azambuja e tem o apoio das Juntas de Freguesia do concelho, onde os produtores deverão fazer a sua inscrição até ao dia 20 de Fevereiro.