Salvaterra: município aposta na tecnologia LED para a iluminação pública

A Câmara de Salvaterra prossegue com a remodelação das actuais lâmpadas de vapor de sódio da rede de iluminação pública pela aplicação de tecnologia LED no concelho. O grande objectivo é reduzir os custos com uma tecnologia mais amiga do ambiente.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos prossegue com o projecto de remodelação das actuais lâmpadas de vapor de sódio da rede de iluminação pública pela aplicação de tecnologia LED no concelho. O grande objectivo passa por reduzir os custos da iluminação pública com uma tecnologia mais amiga do ambiente.

A substituição já foi realizada em grande parte da Vila de Muge, Sabugueiro, Bairro da Estação, Granho e estende-se agora à Glória do Ribatejo. Ao todo, serão substituídas 4400 luminárias no concelho de Salvaterra de Magos, cerca de 60 por cento do total, tendo em vista uma redução no consumo de energia eléctrica na ordem de 1.058 MWh, representando uma diminuição de emissões de CO2 em cerca de 380 toneladas por ano.

“Em complemento e prosseguindo o esforço de redução dos consumos energéticos, a Câmara Municipal procedeu também à substituição da iluminação no Pavilhão do Inatel e no Mercado Diário de Salvaterra de Magos”, complementa fonte da autarquia.

De acordo com nota de imprensa do município, o investimento global é da ordem dos 900 mil euros, sendo parcialmente apoiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo e cujo custo será amortizado em nove anos com verbas provenientes da poupança energética estimada.