Aveiras: Pedro “Calhau” diz que viu António Joaquim matar Luís Grilo

Pedro Custódio é mais conhecido na região de Aveiras de Cima por Pedro "Calhau". Este homem é famoso por estar ligado a processos mediáticos como a pedofilia no âmbito do processo Casa Pia e agora diz que viu António Joaquim matar Luís Grilo...

Pedro Custódio é mais conhecido na região de Aveiras de Cima por Pedro “Calhau”. Este homem é famoso por estar ligado a processos mediáticos como a pedofilia no âmbito do processo Casa Pia, o tristemente afamado Rei Ghob ou ainda o mais recente assassinato do triatleta Luís Grilo.

Desta vez, Pedro “Calhau” resolveu regressar à ribalta e em grande estilo. Foi o autor de uma carta “anónima” que sugeria que este homem de Aveiras de Cima foi testemunha presencial do assassinato de Luís Grilo. A justiça não o leva muito a sério. “É mais uma tentativa desesperada de tentar contrapor a prova que já foi reproduzida em tribunal”, refere Ricardo Serrano Vieira, advogado de António Joaquim, o “amante” sobre quem recaem todas as suspeitas.

Mas, afinal, porque é que Pedro “Calhau” entra nesta história? Convém frisar que este singular habitante de Aveiras de Cima sofre de perturbações do foro psiquiátrico. Foi aluno da Casa Pia, onde terá sido abusado por alguns dos pedófilos que andaram na ribalta aquando deste mediático processo. Defendeu carlos Cruz com unhas e dentes, ainda que viesse a público que Marta Cruz, filha do apresentador, o teria presenteado com dinheiro e telemóveis.

O próprio Pedro “Calhau” contactou diversas vezes o Fundamental com o intuito de conceder “entrevistas” onde pretendia contar aquela que era para si a sua verdade. De facto, o objectivo passava invariavelmente por defender com unhas e dentes Carlos Cruz. Chegou a percorrer a pé a distância entre Aveiras de Cima e o Carregado: 22 quilómetros para vir à redacção do Fundamental “ser entrevistado”.

Em outra ocasião Pedro “Calhau” resolveu afirmar que era amigo do tristemente afamado “Rei Ghob”, de Torres Vedras, e assegurava saber onde estariam enterrados os corpos das vítimas deste tresloucado que actualmente cumpre pena de prisão. Uma vez mais ninguém o levou a sério. Agora, Pedro Custódio regressa à ribalta e assegura que viu António Joaquim e Rosa Grilo assassinarem o triatleta.

Pedro “Calhau” afirma que viu Rosa Grilo dar uma “paulada” e garante que presenciou António Joaquim a matar Luís Grilo com dois tiros. “A Rosa amandou com um pau na cabeça de Luís Grilo e depois vi o senhor António Joaquim pegar numa almofada, calçou umas luvas, pegou numa arma e deu dois tiros na cabeça do senhor Luís Grilo”. Pedro diz que ficou em pânico porque António Joaquim o ameaçou de morte. Assegura que Rosa Grilo e amante transportaram o corpo de Grilo numa Renault Kangoo.

Refira-se que na comunidade de Aveiras de Cima Pedro “Calhau” é visto pela população com o carinho e a benevolência devida a alguém que claramente sofre de perturbações do foro psiquiátrico. Ainda assim, a sua imaginação e apetência para o mediatismo não deixam de ser notáveis. Uma espécie de “emplastro”, mas com muito mais estilo. Pode não ter visto quem deu o tiro fatal em Luís Grilo mas, tal como aconteceu no tristemente famoso caso da Paulinha (Aveiras, final dos anos noventa), também aqui só a justiça parece estar com extremas dificuldades de visão…


VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR