Vila Franca: município promove a requalificação do Parque Urbano Dr. Luís César Pereira

A Câmara de Vila Franca inicia durante este mês a requalificação do Espaço de Jogo e Recreio do Parque Urbano Dr. Luís César Pereira. O objectivo da intervenção é tornar o equipamento num parque inclusivo na cidade sede de concelho.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira inicia durante este mês a requalificação do Espaço de Jogo e Recreio do Parque Urbano Dr. Luís César Pereira, em Vila Franca de Xira. O objectivo da intervenção é tornar o equipamento num parque inclusivo.

A intervenção vai decorrer até Março do próximo ano e implica um investimento municipal próximo dos 104 mil euros, harmonizando este espaço com a envolvente que se encontra requalificada, no âmbito da requalificação do Eixo de Santa Sofia – Quinta da Mina.

Fonte da autarquia refere: “As obras irão traduzir-se na criação de um espaço alegre, onde a existência de cor e diferentes texturas se tornarão determinantes para a criação de um espaço apelativo, multissensorial e inclusivo, não só pela escolha de equipamentos infantojuvenis que permitem a utilização por pessoas em cadeiras de rodas, mas também pelos diversos pavimentos de amortecimento onde as texturas e sons resultantes do pisoteio permitem uma utilização sensitiva por parte de crianças cegas ou surdas”.

Os equipamentos propostos para os mais pequenos permitem o contacto com as diferentes texturas e estimulam a imaginação e a interacção entre grupos. Na zona mais a sul do espaço de jogo e recreio será instalado um grande baloiço em anel fechado, composto por dois baloiços normais, dois baloiços para bebés e um ninho inclusivo.

Na restante área pavimentada será instalada uma grande torre multifunções, que certamente irá suscitar curiosidade a qualquer criança que procura diversas estruturas de trepar ou um escorrega tubular e em espiral.