Concelho do Cartaxo comemora hoje 204 anos com homenagem à professora Emília Palhinha

O Centro Cultural do Cartaxo recebe hoje as comemorações do 204.º aniversário de elevação do Cartaxo à condição de Concelho. A Sessão Solene conta com a participação da Ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque.

O Centro Cultural do Cartaxo recebe hoje, pelas 21h30, as comemorações do 204.º aniversário de elevação do Cartaxo à condição de Concelho. A Sessão Solene conta com a participação da Ministra da Agricultura Maria do Céu Albuquerque.

Este evento terá como ponto alto a atribuição de Diplomas e Medalhas de Mérito Municipal a duas personalidades que se destacaram pelo serviço prestado, nas suas áreas, ao município. Maria José Vidal do Rosário Campos, uma das homenageadas, reside no Cartaxo há mais de 50 anos, tendo desempenhado entre outros o cargo de Directora da Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita e do Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, do qual foi também fundadora.

Já Maria Emília Palhinha Gonçalves, que também será homenageada esta noite, foi professora efectiva da Escola Secundária do Cartaxo e é actualmente docente na Universidade Sénior do Cartaxo nas disciplinas da História da Arte, desenho e pintura. Acrescente-se que a sessão solene contará também com a actuação da banda da Associação Filarmónica União Lapense.