Vila Franca de Xira será palco da conferência internacional sobre a Diáspora Pós-Soviética

Vila Franca vai ser palco da II Conferência Internacional da Diáspora Pós-Soviética, numa iniciativa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT). A iniciativa decorre nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro.

Vila Franca de Xira vai ser palco da II Conferência Internacional da Diáspora Pós-Soviética, numa iniciativa do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT). A iniciativa decorre nos dias 15, 16 e 17 de Dezembro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O evento vai decorrer no Museu do Neo-Realismo e será dedicado ao tema da Imigração dos Países da Europa de Leste para a Europa Ocidental, após a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e o fim dos regimes socialistas que, na Europa Central e de Leste, integravam o Pacto de Varsóvia e o COMECON.

A sessão de dia 15 de Dezembro tem início às 15h00 e será aberta ao público em geral, debruçando-se sobre a temática “Imigrantes de Leste em Portugal”. As apresentações serão em Português, contando com a presença dos especialistas José Leitão e Rosário Farmhouse, ex-Altos-Comissários para as Migrações; Pedro Calado, Alto-Comissário para as Migrações; Manuel Marcelo Curto, ex-Embaixador de Portugal na Federação Russa e Vassiliy Takev, Embaixador da Bulgária em Portugal.

A sessão finaliza com a exibição e debate, em Inglês, do documentário Road of a Migrant – de Olena Fedyuk, apresentado pela realizadora.

Nos dias 16 e 17 de Dezembro o evento será falado em Inglês, com inscrição obrigatória e contará com um conjunto de painéis de especialistas e peritos internacionais, que irão abordar temáticas mais especificas, tais como: “Migrantes Ucranianos na Europa Ocidental: situação actual e perspectivas”; “Emigração de Mulheres Russas no Sul da Europa”; “Os Migrantes da Federação Russa nos países da União Europeia e a politica russa em relação aos compatriotas”; “As Consequências da Migração: como é que as identidades étnicas e religiosas interagem e que consequências trazem para os migrantes chechenos na Europa”.