Marinhais: passeio solidário da bicicleta antiga vai ter lugar no próximo domingo

A Câmara de Salvaterra vai organizar o sexto Passeio Solidário da Bicicleta Antiga (& Nova). O evento tem lugar no dia 8 de Dezembro, pelas 10 horas, com a colaboração do Núcleo de Ciclismo “Os Cansados” de Marinhais.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai organizar o sexto Passeio Solidário da Bicicleta Antiga (& Nova). O evento tem lugar no dia 8 de Dezembro, pelas 10 horas, com a colaboração do Núcleo de Ciclismo “Os Cansados” de Marinhais. O ponto de encontro é no Largo da República, em frente ao Mercado de Cultura em Marinhais.

Com esta iniciativa o Município pretende aliar a promoção da utilização da bicicleta à vertente solidária. É que a inscrição é gratuita mas é sugerida a oferta de uma posta de bacalhau, ou de outro bem alimentar, a entregar no dia da prova no secretariado instalado no Mercado de Cultura de Marinhais. Os alimentos angariados serão distribuídos pelas famílias carenciadas do Concelho de Salvaterra de Magos, através do projecto municipal Loja Social.

Antes da partida terão lugar actividades infantis (gincanas) com o apoio da Escola de BTT de Marinhais, teste de glicémia e medição da tensão arterial com o apoio da Farmácia União de Marinhais e cicloficina com afinação gratuita de bicicletas com o apoio da loja Firstbike de Marinhais. O percurso tem aproximadamente 17 quilómetros e percorre a vila de Marinhais.

Ainda na vertente solidária, e integrado na “Campanha Natal e o Comércio Local”, organizada pela Câmara Municipal, realiza-se o teatro infantil solidário com a apresentação da peça “Um girassol do tamanho do Mundo”, pela Real Companhia da Gargalhada. No dia 8 de Dezembro tem lugar na Casa do Povo de Glória do Ribatejo e a 14 de Dezembro no Mercado de Cultura de Marinhais.

Recorde-se que a primeira sessão foi realizada no dia 1 de Dezembro na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos. Todas estas sessões de teatro infantil que ainda vão decorrer estão agendadas para as 15h30, contando com a presença do Pai Natal e com donativo livre a favor de Tomás Leal.

Inauguração de exposições e Feira do Livro de Natal. O Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos recebe no próximo sábado a inauguração da exposição “A Viagem do Rodolfo” elaborada pelos artesãos, comércio local e alunos de artes da Escola Secundária de Salvaterra de Magos, seguindo-se o espectáculo musical “Christmas Voices” com Diana Castro, Filipa Durão, Maria Morais Sarmento, Manel Anjos, Gonçalo Castel-Branco e Luís Roquette.

Já no Mercado de Cultura de Marinhais é inaugurada já amanhã, 6 de Dezembro, a exposição “Mensagem de Natal” com trabalhos das crianças dos Jardins de Infância da creche “Mãe Galinha” e do Centro Escolar de Marinhais.

Faz também parte da programação para os próximos dias, no âmbito da Feira do Livro de Natal, que decorre na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, a apresentação do romance “A Vida de um homem que perseguia poemas” de Joana M. Lopes, a 5 de Dezembro (16h) e do livro “Jantamos Cá em Casa” do Chef Luís Machado, dia 6 de Dezembro (21h), assim como uma sessão de contos para crianças “Eram tantas vezes” com Rui Beato, sábado, 7 de Dezembro (10h).