Base de Ota: Coronel Rui Romão é o novo Comandante do Centro de Formação Militar e Técnica

O Coronel Rui Romão assumiu o Comando do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea em Ota, substituindo no cargo o Coronel Bispo do Santos. A Rendição de Comando foi assinalada com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

O Coronel Rui Romão assumiu, a 26 de setembro, o Comando do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), em Ota, substituindo no cargo o Coronel Bispo do Santos. A Rendição de Comando foi assinalada com uma cerimónia militar, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego.

O Coronel Piloto Aviador Rui Romão é natural de Leiria, onde nasceu em 1969. Licenciou-se em Ciências Militares e Aeronáuticas na Academia da Força Aérea, ramo pilotagem, e obteve o brevet de piloto aviador após concluir o tirocínio nos Estados Unidos. Foi piloto operacional e piloto instrutor. Comandou a Esquadra 103 e a Patrulha Acrobática “Asas de Portugal”.

Rui Romão fez o mestrado em “Military Operational Art and Science” nos Estados Unidos. Foi professor no Instituto de Estudos Superiores Militares. Foi Adjunto Militar do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas e ainda Conselheiro Militar do embaixador representante permanente de Portugal no Conselho do Atlântico Norte, na Delegação Portuguesa junto da NATO, em Bruxelas.

O novo comandante do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea comandou igualmente o Corpo de Alunos na Academia da Força Aérea e chefiou a Área de Operações e o Centro de Operações Conjunto do Comando Conjunto das Operações Militares. Rui Romão e casado e tem dois filhos.