Morreu o jornal velho e nasceu um jornal novo! Fundamental assinala hoje 26 anos de vida

O Fundamental assinala hoje 26 anos de vida. As mudanças foram profundas desde 1993 e hoje o Fundamental está omnipresente numa poderosa plataforma digital que leva os seus conteúdos até ao seu telemóvel, tablet ou computador. A média de leitores quadruplicou nos últimos 3 anos.

Jornal Fundamental: 26 anos depois, a nossa plataforma digital leva facilmente notícias e conteúdos até ao seu smartphone, tablet ou computador, em qualquer parte do Mundo

O Jornal Fundamental comemora 26 anos de vida nesta dia 1 de Outubro de 2019. Foi em 1993 precisamente neste dia que surgiu então nas bancas a primeira edição do jovem e irreverente Fundamental. De então para cá já passou mais de um quarto de século e nesse período de tempo as mudanças foram profundas, a todos os níveis.

O Fundamental de hoje é radicalmente diferente da realidade de 1993 e até do cenário que tínhamos no inicio da actual década. Até aos 23 anos de vida o Fundamental existiu no formato “papel”, que hoje está para a nossa realidade como uma peça de museu que proporciona boas recordações mas que indubitavelmente pertence ao passado. Com algum humor aqui na redacção equiparamos frequentemente este formato (o papel) às cassetes VHS.

Actualmente o Fundamental vive em pleno século XXI e aproveita na plenitude as potencialidades deste maravilhoso novo mundo tecnológico, colocando todo esse manancial ao serviço da informação e do superior interesse dos nossos clientes e patrocinadores. O Fundamental está “on-line” desde 2007, mas a partir de 2016 deu o salto para uma poderosa plataforma digital que tem literalmente conquistado leitores.

Nesta altura da história é muito fácil aceder aos conteúdos do Jornal Fundamental. Pode fazê-lo comodamente em qualquer telemóvel, tablet ou computador, em qualquer ocasião e em qualquer lugar do Planeta Terra. O número médio de leitura e visualização dos nossos conteúdos é quatro vezes superior à tiragem média da antiga edição em papel, e este facto diz tudo sobre a conquista de novos leitores nos últimos três anos.

Só a título de exemplo, aqui fica um simples episódio que vale a pena partilhar com os nossos leitores neste dia de aniversário: na última reunião da Assembleia Municipal de Alenquer, que teve lugar na passada sexta-feira, dia 27 de Setembro, tivemos oportunidade de ficar sentados ao lado de dois antigos eleitos neste órgão deliberativo alenquerense: referimo-nos a Carlos Areal e a José Manuel Catarino.

Poucos minutos depois (mais precisamente 21 minutos depois) de termos publicado a primeira notícia sobre a Assembleia, de título “Última hora: Câmara de Alenquer a abarrotar de povo descontente com a concessão das águas”, a mesma atingiu os 1500 (mil e quinhentos) leitores. Partilhámos esse facto com ambos os autarcas, que testemunharam os números no nosso “back office”, onde consta a estatística da hora de publicação do conteúdo e ainda as leituras que o mesmo conteúdo alcança em tempo real.

Neste contexto poderíamos dar, felizmente, muitos e bons exemplos. Os nossos clientes são naturalmente aqueles com quem mais partilhamos esta conquista, a de chegarmos a cada vez mais pessoas com as nossas notícias. Com este maravilhoso mundo tecnológico conseguimos determinar, por exemplo, onde estão os nossos leitores (regiões e até países do Mundo) e através de que meio leram ou viram os nossos conteúdos, se através de um smartphone, de um tablet ou de um computador.

E não poderíamos assinalar da melhor forma este 26º aniversário do que anunciarmos em pleno o funcionamento do Fundamental Canal, o nosso novo canal de televisão “on-line”. O novo estúdio foi estreado no mês de Agosto deste ano, tendo o primeiro entrevistado neste novo espaço sido Pedro Folgado, o presidente da Câmara Municipal de Alenquer. De então para cá o estúdio tem sido sistematicamente melhorado e aperfeiçoado.

O Fundamental Canal é mais um espaço informativo que o Jornal Fundamental oferece aos seus muitos milhares de leitores. Ao longo dos 26 anos de vida o Fundamental sempre se destacou pelas entrevistas com profundidade que realizámos a centenas de personalidades da nossa região. Entendemos que o formato “on-line” não era propício à entrevista, se a mesma fosse apresentada por escrito e nos moldes nos quais o fazíamos no passado.

Por essa razão surgiu o Fundamental Canal, que para já apresenta dois espaços distintos de entrevista: a Grande Entrevista, mais vocacionada para os intérpretes da política autárquica ou da sociedade civil. E ainda as Conversas Com Fundamento, sobretudo viradas para a conversa descontraída com grandes personalidades da nossa região, sejam eles políticos, empresários ou homens e mulheres do desporto, da cultura ou das causas sociais.

Muito importante: sentimos que cada vez mais prestamos um serviço de qualidade e enorme abrangência a todos os nossos (felizmente muitos e cada vez mais numerosos) patrocinadores. Neste particular destacamos o trabalho efectuado nos últimos três anos pelo nosso departamento de publicidade, muito bem liderado pela Júlia Nobre, nossa directora de publicidade. Cada vez sentimos os nossos clientes e patrocinadores mais satisfeitos, porque também eles percebem o alcance desta poderosa ferramenta de comunicação que é o Jornal Fundamental.

Por último, uma palavra para o mais importante de tudo: os nossos leitores. Desde os que nos acompanham desde 1993 até àqueles que só tomaram contacto com o Jornal Fundamental nos anos mais recentes, todos são a razão pela qual persistimos neste projecto desde há 26 anos. Enquanto as manifestações de carinho e de apreço pelo Jornal Fundamental persistirem como até aqui, prometemos continuar pelo menos por mais 26 anos! Obrigado por tudo!


VIANuno Cláudio
COMPARTILHAR