Jornadas da Cultura começam já amanhã em Salvaterra de Magos

A 6ª edição das Jornadas de Cultura decorre de 13 a 29 de Setembro no Concelho de Salvaterra de Magos. Este evento tem o objectivo de dar a conhecer a história e a identidade concelhia.

Crianças do concelho de Azambuja vão visitar a Falcoaria Real de Salvaterra durante as férias de Páscoa

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos será palco no próximo sábado do lançamento do sexto livro infantojuvenil editado pela Câmara Municipal: “Niki e Vick – Assalto em Salvaterra” da autoria de Thereza Ameal com ilustrações de Miguel Cardoso.

A iniciativa assume um cariz solidário, uma vez que a autarquia sugere que o livro autografado possa ser trocado por uma embalagem de cereais que será distribuída através do projecto municipal “Loja Social”.

A sessão está inserida na 6ª edição das Jornadas de Cultura que decorre de 13 a 29 de Setembro no Concelho de Salvaterra de Magos. Este evento é organizado e promovido pela Câmara Municipal para dar a conhecer a história e a identidade concelhia.

Também no sábado será inaugurada uma exposição de fotografia relacionada com a Rainha Dona Amélia, colecção do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança e do Palácio Nacional da Ajuda, com o objectivo de celebrar os 150 anos do nascimento da última Rainha de Portugal e os 115 anos da inauguração da Ponte Rainha Dona Amélia. Refira-se que este foi um projecto do Engenheiro Gustave Eiffel.

À noite desse mesmo dia haverá fados no pátio interior da Falcoaria Real com Buba Espinho e Beatriz Felício, com homenagem ao fadista João António Travessa. Este artista é natural de Salvaterra de Magos.

As Jornadas arrancam já amanhã, no dia 13 de Setembro pelas 21 horas, com música na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos com a presença da violinista Natália Juskiewicz e a apresentação do livro “O Marquês que Desafiou a Morte” de Fernando de Almeida e Vasconcellos. Este romance histórico dá especial enfoque à vivência da família real em Salvaterra de Magos.

Até 29 de Setembro estará ainda em destaque a iniciativa “Mundus Glória Fest”, organizada pela Associação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo com a parceria da Câmara Municipal, os Concheiros de Muge, a reedição do livro “O Falar da Glória do Ribatejo” e o lançamento da Revista Magos, entre muitas outras iniciativas.