Salvaterra: investimento de Esménio na educação é aposta ganha

A Câmara de Salvaterra apostou fortemente na educação no decorrer do último ano lectivo. O município desenvolveu um conjunto de actividades destinadas a alunos, pais, professores, educadores e técnicos no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos apostou fortemente na educação no decorrer do último ano lectivo. O município desenvolveu um conjunto de actividades destinadas a alunos, pais, professores, educadores e técnicos. Estas actividades envolveram um total de 3202 beneficiários, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

Nos projectos MusicArt e Fisicamente, a Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária (EMIC) e os técnicos de Desporto do Município realizaram sessões de expressão musical e artística e de actividade física. Estas sessões tiveram o objectivo de estimular nas crianças do ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas de Marinhais e de Salvaterra de Magos competências socioemocionais e fisicomotoras, com vista à promoção do sucesso e do bom desempenho escolar.

Paralelamente, foram dinamizadas três edições do programa Grupos de Pais, que pretenderam promover espaços de partilha e desenvolver actividades de suporte e formação parental. Enquadrado na Academia de Inteligência Emocional, foi ainda desenvolvido o programa “Empreenser”, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, com actividades que fomentaram o espírito de empreendedorismo e o trabalho em equipa.

Já no âmbito da Oficina de Emoções foram realizadas sessões de sensibilização sobre a temática do bullying e ciberbullying e dinâmicas em contexto de sala de aula decorrentes da actividade Hora do Conto, realizada na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos.

No mesmo contexto realizaram-se igualmente sessões de capacitação de psicomotricidade dirigidas a educadores dos dois agrupamentos de escolas e a técnicos de Desporto do Município, assim como formação Mindfulness para professores.

Mas as actividades dinamizadas pelo município de Salvaterra não ficaram por aqui. Foram também desenvolvidas iniciativas de apoio aos programas de Ocupação dos Tempos Livres, dinamizados nas férias da Páscoa e do Verão, tal como seminários, acompanhamento de alunos em sessões de mentoria, roadshow do Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens e ainda acções de sensibilização a toda a comunidade educativa.

Refira-se que estes projectos terão continuidade no próximo ano lectivo, a par da criação de salas do futuro e de oficinas de Mindfulness no 1º ciclo. Está igualmente prevista a dinamização de aulas na natureza, realização de diversos seminários e conferências sobre partilha de boas práticas na educação, empreendedorismo e inovação.

Acrescente-se que o PIICIE LT visa promover o sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, reduzir o abandono escolar e combater o insucesso, promovendo uma igualdade no acesso ao ensino. A autarquia de Salvaterra de Magos demonstra estar a efectuar um excelente trabalho nesta área.