Comunidade de Municípios do Oeste recebeu centena e meia de jovens alunos da região

A OesteCIM recebeu cerca de 150 alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os “pequenos investigadores” apresentaram os resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do Projecto Oeste + Ciência.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu, no passado dia 25 de Junho, cerca de 150 alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os “pequenos investigadores” apresentaram os resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do Projecto Oeste + Ciência. Trata-se de um programa inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso escolar e que visa despertar o interesse dos alunos da Região Oeste pela ciência.

Foram assim cerca de 150 “pequenos investigadores” que integram 12 turmas de 8 escolas dos Municípios de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Torres Vedras. Estes jovens apresentaram à OesteCIM os resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos ao longo do ano e que envolveram, no total, mais de 250 alunos.

Os projectos em sala de aula e as visitas de estudo, que “permitiram observar, recolher informação e interagir com o meio envolvente”, resultaram na elaboração de um poster, pelos alunos, sobre uma das áreas científicas de maior relevo da Região Oeste — agricultura, ambiente e oceanografia. “Compostagem”, “Animais Feios e Equilíbrio Ambiental”, “Vida na Zona Entremarés”, “Ecologia Marinha”, “Utilidade das Plantas” deram mote ao desenvolvimento dos posteres apresentados.