Câmara de Azambuja é a mais rápida de Portugal a pagar a fornecedores

Azambuja está classificada em primeiro lugar no "campeonato" das autarquias mais rápidas pagadoras de entre todas as 308 de Portugal! Os dados referem-se ao último trimestre de 2018 e são compilados pela Direcção Geral das Autarquias locais.

A Câmara de Azambuja está classificada em primeiro lugar no “campeonato” das mais rápidas pagadoras de entre todas as autarquias de Portugal! Os dados referem-se ao último trimestre de 2018 e são compilados pela Direcção Geral das Autarquias locais. Segundo este organismo, Azambuja paga todas as suas facturas… no próprio dia em que as mesmas dão entrada nos serviços.

Os dados foram publicados hoje e indicam que o município presidido por Luís de Sousa ocupa a primeira posição entre os 308 concelhos do território português. Só há quatro autarquias cujo prazo de pagamento das facturas a fornecedores está situado nos… zero dias: para além de Azambuja, Ferreira do Zêzere, Nordeste (Ilha de São Miguel) e Santana (Ilha de São Jorge) são os restantes municípios.

No extremo oposto desta lista está o município da Nazaré, que em média leva… 841 dias para pagar as facturas alusivas aos serviços prestados. Já a autarquia do Cartaxo, sempre a braços com o peso da dívida, paga aos fornecedores a 39 dias, de acordo com os dados da DGAL, o que não deixa de ser curioso se comparado com o prazo de pagamento da Câmara de Alenquer aos seus fornecedores no último trimestre de 2018: precisamente 46 dias.

Refira-se que Salvaterra de Magos está indicada neste relatório como autarquia que paga aos seus fornecedores a 28 dias, o que contrasta com a experiência que podemos atestar, uma vez que esta autarquia liquida as suas facturas em média 3 a 4 dias após a recepção das mesmas, sendo desde há anos um município exemplar neste contexto.

 

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR