
A Confederação Portuguesa de Economia Social promove uma jornada de reflexão sobre “A Economia Social do Portugal 2030”, cuja Sessão de Encerramento dos trabalhos será presidida por Marcelo Rebelo de Sousa. O evento decorrerá no próximo dia 29 de Março, a partir das 10h00, no Centro Social e Paroquial de Azambuja.
A CPES, como representante institucional da Economia Social, e as suas Organizações Membros, procuram com esta Jornada de Reflexão discutir e analisar os principais problemas e desafios que se colocam à Economia Social em Portugal nos próximos anos, com incidência na próxima geração de Fundos Comunitários, na representação institucional e na sustentabilidade das Organizações da Economia Social.
Para além do Presidente da República participarão na Jornada Nacional de Reflexão o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, e a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, bem como os Dirigentes das nove Organizações nacionais representativas das diferentes famílias da Economia Social.
Programa do Evento. Após a abertura, com o Presidente do Município de Azambuja – Luís de Sousa, o diretor geral da CPES – Francisco Silva, e o Ministro da Solidariedade e Segurança Social – Vieira da Silva, o primeiro painel irá abordar “Os Desafios da Economia Social”. Terá como oradores Juan António Pedreño – presidente da Social Economy Europe, e Jorge de Sá – presidente do CIRIEC, centro internacional de pesquisa e informação sobre economia pública, social e cooperativa.
Posteriormente juntar-se-ão os comentários do padre Lino Maia, de Manuel Lemos e de Luís Alberto Silva, presidentes das estruturas nacionais respectivamente da Confederação das Instituições de Solidariedade, da União das Misericórdias e da União das Mutualidades. Ao meio-dia, decorrerá uma conferência intitulada “A Economia Social no Futuro da Europa”, pela voz de Sofia Colares Alves – representante da União Europeia em Portugal.
Após o almoço o programa do evento abre com o segundo painel, às 14h30, dedicado à análise da “Economia Social em Portugal e na Europa e a Estratégia 2030”. A intervenção de Américo Mendes, docente da universidade Católica Portuguesa, será complementada com os comentários de João Salazar Leite – director da CASES, de Maria de Belém Roseira – ex-Ministra da Saúde, e de Marco Domingues – presidente da ANIMAR.
Nova conferência marcada para as 16h00, onde a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus – Ana Paula Zacarias, fará uma exposição sobre “O Modelo Social Europeu e a Europa do Futuro”. Seguir-se-á o terceiro e último painel que dará voz a representantes dos partidos com assento na Assembleia da República para uma “Visão Parlamentar da Economia Social”.
Às 18h00 terá lugar a sessão de encerramento desta jornada de reflexão presidida então por Marcelo Rebelo de Sousa.
























