Cartaxo: câmara e governo debatem com empresários locais agilidade da administração pública

O Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, esteve no Cartaxo para participar na reunião promovida pela Câmara Municipal com empresários do concelho.

Três dezenas de empresários e duas associações empresariais – o Núcleo do Cartaxo da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a Associação Comercial e Empresarial de Santarém – juntaram-se aos coordenadores dos serviços municipais para debater com a administração central e local as possibilidades de simplificação de procedimentos na administração pública, com impacto no dia a dia das empresas.

A reunião de trabalho decorreu no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo, no dia 21 de Fevereiro. Estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro; o Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro; ainda Fernando Amorim, vice-presidente da autarquia, e também Pedro Nobre, vereador responsável pelos pelouros de planeamento e administração urbanística.

Pedro Ribeiro destacou a importância da presença do Secretário de Estado. “É determinante o facto de estar sentado a esta mesa de trabalho para conhecer os desafios que os empresários enfrentam na relação com o estado, as ambições que têm para o crescimento dos seus negócios e como entendem que o processo de modernização administrativa pode dar respostas concretas a quem precisa da administração pública para desenvolver os seus projectos empresariais”, referiu.

Durante mais de três horas os empresários apresentaram ao Secretário de Estado e ao executivo municipal as dificuldades que enfrentam no relacionamento com os serviços da administração central e local, identificaram áreas nas quais as decisões da administração pública podem ser facilitadoras e promotoras do desenvolvimento empresarial e apontaram sugestões para que a modernização administrativa tenha impacto efectivo no crescimento de negócios criadores de emprego e de desenvolvimento económico.