Carnaval de Torres Vedras aposta na prevenção aos comportamentos de risco

Em Torres Vedras estão a decorrer várias iniciativas que visam prevenir comportamentos de risco durante os festejos carnavalescos. Estas acções são dirigidas aos jovens das escolas do Concelho e aos foliões que vêm até ao Carnaval “mais português de Portugal”.

No âmbito da edição de 2019 do Carnaval de Torres Vedras estão a decorrer várias iniciativas que visam prevenir comportamentos de risco durante os festejos carnavalescos. Estas acções são dirigidas aos jovens das escolas do Concelho e aos foliões que vêm até ao Carnaval “mais português de Portugal”.

Nas escolas do ensino secundário de Torres Vedras, cerca de 750 alunos participaram em acções de sensibilização sobre o consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas. As sessões, que decorreram no Externato de Penafirme, Escola Profissional Serviços e Comércio do Oeste, Escola Internacional de Torres Vedras, Escola Secundária Henriques Nogueira e Escola Secundária Madeira Torres, foram dinamizadas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Guarda Nacional Republicana – GNR, a Polícia de Segurança Pública – PSP e os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

O Académico de Torres Vedras, através do projecto “Atitude Positiva”, desenvolveu acções de sensibilização destinadas a cerca de 250 alunos do 3º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres e de São Gonçalo. Durante o Carnaval torriense, que se realiza de 1 a 6 de Março, vão decorrer ainda várias iniciativas, dinamizadas pela Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que irão contemplar testes de álcool, distribuição de preservativos e sensibilização para os efeitos do consumo do álcool e de outras substâncias.

O evento vai também contar com acções de sensibilização junto dos condutores, que decorrem no âmbito da campanha “100% Cool”, promovida pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas – ANEBE numa parceria com a GNR e a Câmara Municipal de Torres Vedras. Tendo em conta os recentes números em torno da sinistralidade rodoviária que decorrem do consumo de álcool, a campanha “100% Cool” pretende alertar para a importância da segurança rodoviária, inserindo-se no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020.

A iniciativa, que distingue os condutores que apresentarem zero gramas de álcool por litro de sangue, dirige-se especialmente a jovens até aos 35 anos. De 1 a 4 de Março, entre as 23 e as 2 horas da madrugada, vai ser implementado um sistema de pulseiras a atribuir a quem tenha mais de 18 anos para que possa comprar bebidas alcoólicas. Este sistema vai funcionar de forma ambulante no recinto do evento, onde vão estar alguns promotores a colocar pulseiras mediante apresentação de identificação.