Oeste: autarquias combatem insucesso escolar com plano coordenado pela Oestecim

As autarquias do Oeste estão a planear um conjunto de actividades nas tardes de sábado para fomentar a importância dos pais no desenvolvimento das crianças enquanto futuros cidadãos.

As autarquias do Oeste estão a planear um conjunto de actividades no âmbito do Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região. “Tendo presente a importância dos pais no desenvolvimento das crianças enquanto futuros cidadãos, importa que os mesmos tenham apoio nesta tarefa nobre e essencial ao futuro da sociedade – educar”, refere fonte da OesteCIM em comunicado de imprensa.

Neste contexto serão dinamizados Sábados em família em todos os municípios, com recurso a jogos de tabuleiros modernos. Nestas sessões as famílias dos alunos do 1º CEB vão explorar diferentes jogos e actividades, ao mesmo tempo que reforçam emoções e competências entre si e com outras famílias do seu território.

“Ao longo dos anos várias são as informações e temáticas que se têm afirmado socialmente ao nível da intervenção parental e que importa fazer chegar aos pais de diferentes formas e com recurso a várias estratégias, respeitando os seus tempos e as suas dinâmicas”, acrescenta a mesma fonte da Comunidade Intermunicipal.

Porque cada município tem a sua realidade, e os cidadãos têm as suas dinâmicas e necessidades específicas, vão ser desenvolvidas acções de capacitação para técnicos com o objectivo de desenhar projectos locais de intervenção parental. Estas acções têm o intuito de apoiar os técnicos nas suas necessidades diárias e no desenvolvimento de estratégias adequadas aos objectivos que desejam alcançar.

Sempre com o fim de prestar este apoio ao longo do tempo, uma vez que a intervenção parental não é rápida e de simples execução, será desenvolvida uma plataforma de identificação de problemas neste âmbito. “Esta plataforma irá permitir um apoio contínuo a todos os actores que, ao nível local e regional, podem definir estratégias e políticas para um melhor exercício da parentalidade por parte das famílias através de actividades adequadas às suas necessidades”, acrescenta a mesma fonte.

Este projecto estará em articulação com o projecto de valorização do Pré-escolar, onde serão desenvolvidas sessões com pais e diversos profissionais locais, para fomento dos mesmos objectivos, isto é, apoiar o exercício de uma parentalidade mais positiva, consciente, informada e intencional entre as famílias.