Azambuja representada em Toledo no 3º Fórum Ibérico do Tejo

Azambuja participa no 3º Fórum Ibérico do Tejo que decorre desde ontem na cidade de Toledo, em Espanha, organizado pelo município local.

Cidade de Toledo, onde Azambuja estará representada em mais um fórum ibérico

O Município de Azambuja está a participar no 3º Fórum Ibérico do Tejo que decorre desde ontem na cidade de Toledo, em Espanha, organizado pelo município local. A autarquia está a ser representada pelo vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e das Águas e Saneamento – Silvino Lúcio, acompanhado pelo chefe da Divisão de Infraestruturas e Obras Municipais.

“Esta participação evidencia a importância que Azambuja dá ao Rio Tejo como património natural do concelho e como recurso turístico e económico fundamental que o município pretende valorizar e promover cada vez mais”, refere fonte da autarquia em comunicado de imprensa.

Nestes dois dias de trabalhos repete-se a crítica à política de transvases que as autoridades espanholas ainda não corrigiram e que, muitas vezes, continuam a privar o Tejo dos designados “caudais ecológicos”. Voltou igualmente a ouvir-se a preocupação quanto ao atraso nas medidas efectivas de protecção do rio e de promoção do seu papel ambiental e cultural para as inúmeras comunidades humanas que vivem ao longo do seu curso.

Pela parte portuguesa este fórum conta com os contributos de especialistas universitários como Carmo Rodrigues e Pedro Teiga, bem como de Paulo Constantino – em representação do movimento ProTejo, e de João Serrano – da Confraria Ibérica do Tejo. Esta iniciativa dá sequência aos dois fóruns realizados em Portugal, o último em Vila Franca de Xira no ano 2016.