Oeste: Comunidade Intermunicipal continua a apostar forte na educação

As autarquias do Oeste continuam a apostar forte na educação. A OesteCIM iniciou no final do ano 2018 o desenvolvimento de três projectos nas áreas da parentalidade, ciência na escola e valorização do pré-escolar, a implementar até ao final deste ano lectivo.

As autarquias do Oeste continuam a apostar forte na educação. “A educação é uma das bases do desenvolvimento de um território e a Comunidade Intermunicipal do Oeste iniciou no final do ano 2018 o desenvolvimento de três projectos a implementar até ao final deste ano lectivo”, refere a OesteCIM em comunicado de imprensa.

Funcionando como projectos piloto, diferentes na sua construção e implementação, nestes três projectos vão ser colocadas em prática um conjunto de actividades educativas junto de escolas, alunos, professores e técnicos locais nas áreas da parentalidade, ciência na escola e valorização do pré-escolar.

“Dando estrutura interventiva às acções já previstas no plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro, sendo este um ano de repensar as estratégias e a fase de reprogramação de investimento público nestas áreas, estas actividades são de extrema importância, permitindo reflectir sobre os caminhos futuros que devem ser percorridos”, refere ainda a mesma fonte da OesteCIM.

Neste contexto serão desenvolvidas diferentes actividades num trabalho em estreita ligação e articulação com os Municípios, como workshops de apoio ao desenvolvimento de projectos locais de promoção da parentalidade, workshops de sensibilização e trabalho com pais, educadores e outros profissionais locais e ainda actividades especialmente pensadas para famílias.

A mesma fonte complementa: “No que à ciência diz respeito, assume-se a natureza como um laboratório vivo, desafiando-se os professores a explorarem a ciência no território em que estão inseridos, valorizando o conhecimento científico e encontrando-o no meio que a todos nós envolve”.