Cartaxo: e vão 203 anos de elevação a município

As Comemorações do 203.º aniversário da elevação do Cartaxo a Concelho tiveram como momentos de destaque a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a uma instituição e a duas personalidades – ao Clube de Natação do Cartaxo, a Manuel Luís Salgueiro e a António José Portela.

As Comemorações do 203.º aniversário da elevação do Cartaxo a Concelho foram assinaladas com uma sessão solene que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo e teve como momentos de destaque a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a uma instituição e a duas personalidades – ao Clube de Natação do Cartaxo, a Manuel Luís Salgueiro e a António José Portela.

A Joana Almeida e a Bruno Vieira, Reis das Vindimas do Concelho do Cartaxo, coube a apresentação da sessão. Joana Almeida também protagonizou um dos momentos mais emocionantes da noite, com a interpretação musical que antecedeu as apresentações formais dos homenageados, enquanto que a Banda Tertúlia do Avec encerrou o espectáculo.

O Presidente da Assembleia Municipal, Augusto Parreira, foi o primeiro a subir ao palco para destacar a importância de assinalar o aniversário da elevação do Cartaxo a Concelho. Para o presidente da Assembleia, o Cartaxo “é um concelho do qual nos devemos orgulhar. A nossa maior responsabilidade é valorizar o concelho onde nascemos, em que vivemos, que nos acolhe e que escolhemos para viver”.

Augusto Parreira considerou ainda, e citamos, que “os homenageados de hoje são meritórios exemplos da participação, de humildade e de esforço, em prol da nossa comunidade”. Refira-se que a primeira Medalha de Mérito da noite foi entregue ao Clube de Natação do Cartaxo.

Já Manuel Luís Salgueiro foi um dos homenageados da noite, tendo agradecido a “honra de  ser agraciado com a medalha de Mérito, no dia em que o Concelho assinala o seu 203.º aniversário”.

António José Portela foi também agraciado com a medalha de Mérito Municipal. Portela agradeceu ao Município a homenagem e afirmou que a distinção e o mérito não lhe pertencem em exclusivo. “Isto é vosso, pertence à malta das bandas que anda comigo há anos”, referindo a disponibilidade com que sempre contou por parte de músicos e bandas com as quais se relaciona desde sempre.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, encerrou a Sessão Solene lembrando e agradecendo a “todas e a todos que, com o seu trabalho, com o seu espírito empreendedor, com a sua dedicação às causas sociais, à solidariedade, à cultura, ao desporto, trabalharam ao longo deste ano, para termos um terra com melhor futuro”.

Pedro Magalhães Ribeiro encerrou a sessão solene lembrando os «homens e as mulheres que há 203 anos lutaram pela autonomia administrativa e pela afirmação do concelho do Cartaxo, junto do Rei D. João VI”, cujo exemplo de abnegação e força devem ser exemplo para o presente, tanto quanto para “as gerações vindouras”, na defesa do concelho.