Azambuja: o último adeus a José Manuel Brás

Faleceu José Manuel Brás, personalidade com uma vasta colaboração no associativismo no Concelho de Azambuja, com destaque para a dinamização das bandas de música.

Faleceu aquele que foi um dos grandes impulsionadores do projecto Banda Escola Juvenil do Concelho de Azambuja. José Manuel Brás foi igualmente um dos mentores do Centro de Formação de Instrumentistas de Sopro de Azambuja e foi igualmente o organizador dos cursos de aperfeiçoamento que tiveram lugar no concelho de Azambuja.

Jorge Santos, um dos músicos locais que melhor conhecia Brás, comenta: “A música está de luto, as bandas filarmónicas, em especial as do concelho de Azambuja, estão de luto”. Jorge recorda: “Foi pela sua mão que muitos dos jovens tiveram acesso aos cursos internacionais para jovens músicos promovidos pelo INATEL”.

O corpo de José Manuel Brás está em câmara ardente na morgue de Aveiras de Baixo, de onde sairá para o cemitério local às 10 horas de amanhã, terça-feira, dia 11 de Dezembro. Para a manhã deste terça-feira está prevista uma homenagem musical, que decorrerá pelas 9 e meia: “Para participar basta levar o instrumento com o fim de todos tocarmos a “Marcha Zé Manel Brás “, escrita e dedicada ao Sr. José Manuel por António Mano”, refere Jorge Santos.

Também André Salema se referiu a esta perda: “Estou certo que o nosso concelho fica mais pobre. José Manuel Brás era um homem dedicado a tantas colectividades e instituições, uma pessoas com a capacidade imensa de sonhar, levando por diante tantos projectos que só favoreceram a coesão social de tantos jovens da nossa terra”, refere ainda Salema.

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Azambuja acrescenta: “Lembro a sua capacidade e persistência, quebrando as barreiras do conformismo; Brás queria sempre mais e melhor, e muitos infelizmente não lhe deram ouvidos. Estou grato por ter conhecido uma pessoa franca e genuína nas suas acções”, complementa o dirigente, garantindo que ficarão na sua memória tantas conversas e desabafos “aquilo que não se fez e poderia ter feito”.

Já o Município de Azambuja atribuiu a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro a José Manuel Brás, o que aconteceu a 14 de Maio de 2015. “José Manuel Oliveira Brás tem uma vasta colaboração no associativismo no Concelho de Azambuja com destaque para a dinamização das bandas de música”, referiu na altura o presidente da autarquia, Luís de Sousa.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR