Salvaterra também aposta na educação positiva e consciente

Tal como noticiámos recentemente em relação a Azambuja, também o Município de Salvaterra de Magos iniciou esta semana o Programa de Educação Parental Positiva e Consciente, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo.

Tal como noticiámos recentemente em relação a Azambuja, também o Município de Salvaterra de Magos iniciou esta semana o Programa de Educação Parental Positiva e Consciente, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT).

Trata-se de um conjunto de 14 sessões destinadas a pais e cuidadores que versam diversos temas, tais como “brincar e promover relações positivas”, “brincar e aprender”, “elogiar e recompensar”, “rotinas e regras de casa”, “colocar limites”, entre outros, dinamizadas pelos psicólogos clínicos da Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Município de Salvaterra de Magos.

Os dois grupos de pais e cuidadores já constituídos reúnem, em horário pós-laboral, na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos e no Mercado de Cultura de Marinhais, e enquanto os pais estiverem na sessão poderá haver serviço de babysitting, assegurando também pela Equipa.

Os objectivos gerais do programa consistem em aumentar a eficiência dos pais enquanto educadores e o ajustamento das crianças em casa e na escola. Os tópicos que serão apresentados são baseados em décadas de investigação, conduzida sobretudo a partir da Universidade de Washington, pela autora do programa (Carolyn Webster Stratton) e a sua equipa, mas também um pouco por todo o mundo e são utilizados em países tão diversos como o Reino Unido, a Irlanda, Noruega, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia.

Estas investigações têm incidido sobre famílias de crianças com e sem problemas e permitiram compreender quais as competências e maneiras de proceder dos pais/professores fundamentais para a promoção dos comportamentos positivos nas crianças.

O PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e financiado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020.

O projecto, piloto e inovador em Portugal, junta 10 Municípios da Lezíria do Tejo e tem como objectivo a definição de uma estratégia de implementação de uma educação positiva, inovadora, criativa e de excelência para combater o abandono e o insucesso escolar, promovendo o sucesso educativo no triénio 2017-2020.