Oeste: estação náutica distinguida por garantir oferta turística de qualidade

A Estação Náutica do Oeste recebeu a certificação de Estação Náutica de Portugal, durante a oitava edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

A Estação Náutica do Oeste recebeu a certificação de Estação Náutica de Portugal, durante a oitava edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto na passada sexta-feira, 16 de Novembro. Esta estação passa assim a integrar uma rede nacional e internacional de oferta turística náutica de qualidade.

Durante esta sessão foram 14 as estações náuticas que receberam o diploma de Estação Náutica de Portugal, entre elas a Estação Náutica do Oeste que integra os concelhos constituintes da sub-região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), num território com mais de 90 quilómetros de costa.

Para além da sua sede institucional na Comunidade Intermunicipal do Oeste, a Estação Náutica do Oeste apresenta uma rede polinucleada de acolhimento permanente distribuída pela zona costeira: no núcleo de Torres Vedras, o Posto de Turismo de Santa Cruz; no núcleo de Peniche, a recepção da marina da Ribeira; no núcleo de Nazaré, a recepção do núcleo de recreio do Porto da Nazaré; e no núcleo da Lourinhã, o posto de turismo da praia da Areia Branca.

O núcleo Alcobaça / São Martinho do Porto é representado pelo posto de turismo de São Martinho do Porto e o núcleo das Caldas da Rainha / Foz do Arelho pelo posto de turismo da Foz do Arelho.

Refira-se ainda que as estações náuticas são organizadas com base na valorização dos recursos náuticos presentes em cada território, os quais incluem a oferta de alojamento, restauração, actividades náuticas e outras actividades e serviços relevantes para a atracção de visitantes. A agenda da Estação Náutica do Oeste contempla eventos e actividades que vão do surf à vela, bodyboard, stand up paddle, windsurf, canoagem/caiaque, pesca desportiva, passeios de barco, mergulho, entre outras experiências.

A certificação foi entregue por António Nogueira Leite, presidente da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e por vários desportistas embaixadores na área do desporto náutico.