Azambuja: refeitório aberto promove convívio nas escolas entre pais e filhos

Azambuja volta a realizar, pelo oitavo ano consecutivo, a iniciativa “Dia do Refeitório Aberto”, em todos os estabelecimentos de ensino básico e pré-escolar. No primeiro período deste novo ano lectivo a iniciativa vai ocorrer no dia 14 de Novembro.

O Município de Azambuja volta a realizar, pelo oitavo ano consecutivo, a iniciativa “Dia do Refeitório Aberto”, em todos os estabelecimentos de ensino básico e pré-escolar. No primeiro período deste novo ano lectivo a iniciativa vai ocorrer no dia 14 de Novembro. No segundo período, já em 2019, o evento está agendado para 27 de Fevereiro, e no terceiro período terá lugar a 22 de Maio.

Assim, os pais ou encarregados de educação são convidados a almoçar com os seus educandos, já no dia 14 de Novembro, quarta-feira, mediante inscrição prévia na escola frequentada. De acordo com fonte camarária, os grandes objectivos são estreitar e consolidar a relação entre a família e a escola; dar a conhecer aos pais as condições e a qualidade da alimentação das suas crianças; e, simultaneamente, sensibilizar a comunidade para a adopção de boas práticas alimentares, uma vez que a alimentação, em particular na infância, assume um papel preponderante no desenvolvimento emocional, intelectual e social de todo o ser humano.

Por outro lado, e ainda tendo em conta a mesma fonte responsável pelo sector de educação da Câmara de Azambuja, a resposta positiva de muitos pais e encarregados de educação, desde o lançamento desta iniciativa no ano lectivo 2011/2012, levou a autarquia a manter a realização do evento.