Jornal Fundamental assinala hoje 25 anos – primeira edição em Outubro de 1993

O Fundamental assinala hoje 25 anos. Foi a 1 de Outubro de 1993 que saiu a primeira edição, cuja capa recordamos neste artigo. O Fundamental foi fundado por Nuno Cláudio, seu actual director e proprietário, que na altura tinha 22 anos de idade.

O Jornal Fundamental assinala hoje 25 anos de existência. Foi a 1 de Outubro de 1993 que a primeira edição deste periódico conheceu a luz do dia, e cuja capa recordamos neste artigo. O Fundamental sempre esteve sediado na vila do Carregado e foi fundado por Nuno Cláudio, seu actual director e proprietário, que na altura tinha 22 anos de idade.

Primeira edição impressa do Fundamental data de 1 de Outubro de 1993

O Fundamental surgiu como mensário regional, abrangendo em 1993 os concelhos de Alenquer, Azambuja e Vila Franca de Xira. A região privilegiada pela linha editorial foi alterando, passando o Cartaxo a figurar nos concelhos abrangidos, por troca com o município vilafranquense. Mais tarde o Fundamental instalou-se também em Benavente e Salvaterra de Magos.

Ao longo dos 25 anos da sua existência o Fundamental acompanhou sobretudo as regiões que assumiu como base da sua linha editorial, embora ocasionalmente tivesse acompanhado eventos de municípios periféricos à sua centralidade, tais como Vila Franca de Xira, Santarém, Arruda dos Vinhos ou Sobral de Monte Agraço.

Em 2016 o Fundamental deu um passo decisivo e histórico na sua existência, tendo abolido as edições em papel e apostado decisivamente na plataforma online. Uma tendência que desde há anos é seguida pelos principais jornais da Europa e do Mundo. O desenvolvimento brutal das novas tecnologias de comunicação exigiram tal mudança e permitem hoje ao Fundamental abranger novos públicos e chegar a um número consideravelmente superior de leitores.

Esta nova estratégia foi muito bem recebida e acompanhada pelos nossos leitores e clientes como, de resto, é visível na página do Fundamental. O audio-visual oferece soluções extremamente eficientes de promoção para empresas e produtos que, associados aos conteúdos do Fundamental, chegam hoje a um público muito mais vasto e abrangente.

O Fundamental continua a ser uma referência na região, sendo que hoje o seu raio de acção se estende por um vasto conjunto de municípios, fruto das potencialidades imensas oferecidas pela edição online. A leitura média dos seus conteúdos triplicou quando comparada com as tiragens de cada edição em papel, prova evidente da conquista de novos leitores.

O Fundamental é, actualmente, um jornal perfeitamente adaptado ao Século XXI e ao mundo em que vivemos. Nesta altura em que assinala 25 anos de notícias, há que recordar todos os que de uma ou de outra forma contribuíram e continuam a contribuir para a sua existência, com um muito especial destaque para os nossos clientes, desde os que nos acompanham há 25 anos até aos novos clientes que se identificam com a “marca” Fundamental e que nos honram com a sua preferência.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR