Salvaterra: jornadas da saúde e da educação decorrem entre 1 e 15 de Outubro

A Câmara de Salvaterra dinamiza de 1 a 15 de Outubro a 5ª edição das Jornadas da Saúde, do Social e da Educação. Seminários, workshops, encontros, tertúlias, rastreios, actividades desportivas e muitas outras iniciativas farão parte desta iniciativa.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos dinamiza de 1 a 15 de Outubro a 5ª edição das Jornadas da Saúde, do Social e da Educação. Seminários, workshops, encontros, tertúlias, rastreios, actividades desportivas e muitas outras iniciativas farão parte desta iniciativa.

Segundo fonte da autarquia, “o objectivo é envolver a comunidade local nestas temáticas, através da realização de diversas actividades de cariz social, educativo, desportivo, cultural, recreativo e ao nível da saúde, e levando a cabo as mesmas com o apoio de diferentes parceiros, promovendo espaços de partilha e interacção entre as pessoas”.

As Jornadas arrancam no dia 1 de Outubro com a realização de um Encontro do Projecto Sénior Activo, a decorrer no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Idoso.

No dia 2 de Outubro irão decorrer os colóquios “Intervir … nos Idosos” e “Intervir … nas Dependências”, também no auditório do Edifício do Cais da Vala, abordando, com a presença de um conjunto de especialistas, os temas da medicina tradicional chinesa na geriatria, burlas e violência contra idosos e comportamentos aditivos e dependências.

Para os dias 3 e 4 de Outubro estão programadas a actividade “Coração sem Risco”, sobre prevenção de doenças cardiovasculares e o colóquio “Viver+” – 50 anos da Rede LAPI, respectivamente. Também no dia 4 de Setembro irá decorrer a palestra “Educar mais e melhor” com apresentação do livro “Bola de luz dourada: crianças da Nova Era” de Tereza Luzio.

O dia 6 de Outubro será dedicado ao Encontro Solidário de Costura do projecto “Dress a girl around the world”, nas instalações da universidade sénior de Salvaterra de Magos e no dia 8 vai ser assinalado o Dia Internacional do Professor com uma acção de valorização da profissão de Professor que irá percorrer as Escolas do Concelho de Salvaterra de Magos.

O dia 9 de Outubro é dedicado à apresentação do projecto “Pais em Rede”, ONG de apoio às famílias com crianças e jovens com deficiência, na Biblioteca Municipal, e no dia 10 haverá Torneio de Boccia Sénior e Inclusivo no Pavilhão do Inatel em Salvaterra de Magos, uma Tertúlia Juvenil com Ricardo Neiva na Escola E.B. 2,3 de Marinhais e uma palestra sobre as Unidades de Saúde no Concelho de Salvaterra de Magos, no auditório do Edifício do Cais da Vala.

Esta quinta edição das Jornadas vai ainda contar com a realização de um seminário intitulado EducTalks – Inspirar a Educação do Futuro no dia 11 de Outubro no auditório do Edifício do Cais da Vala, o qual inclui a apresentação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – PIICIELT e da Academia de Inteligência Emocional de Salvaterra de Magos e a abordagem de diversos temas relacionados com a educação.

Na recta final das Jornadas da Saúde, do Social e da Educação decorrerá no dia 12 de Outubro um Encontro Regional CLDS’s 3G Médio Tejo e Lezíria do Tejo a decorrer na Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos. No dia 15 de Outubro decorrerá a sessão solene de Abertura do Ano Lectivo 2018/ 2019 da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, no Celeiro da Vala, em Salvaterra de Magos.