Azambuja já delira com o regresso da Feira de Maio

A Centenária Feira de Maio está de regresso à Vila de Azambuja, decorrendo entre os dias 24 e 28 deste mês. São cinco dias recheados de festa brava e afición, durante os quais não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e muita música. 

A Centenária Feira de Maio está de regresso à Vila de Azambuja, decorrendo entre os dias 24 e 28 deste mês. São cinco dias recheados de festa brava e afición, durante os quais não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e muita música. Raquel Tavares e Virgul são os nomes mais sonantes que marcam presença no cartaz musical.

De resto, a organização assegura um cartaz recheado para agradar aos mais variados gostos. A fadista Raquel Tavares vai actuar a 24, dia inaugural do evento, no Jardim Urbano, e no mesmo espaço a mágica “noite da sardinha assada” acontece na 6ª feira, dia 25, e recebe a actuação da banda Ciklone. No sábado, 26 de maio, destaque para a actuação do cantor Virgul.

O Campo da Feira, junto à Praça de Toiros, continuará a ser um dos polos de atração do evento e surgirá renovado nesta edição 2018, garante a autarquia de Azambuja. Uma estrutura mais moderna, funcional e acolhedora será o palco da tradicional “Praça das Freguesias” onde todo o concelho celebra o melhor da gastronomia regional e da sua animação mais típica. No mesmo recinto, em espaços distintos, marcarão a presença habitual o artesanato e várias empresas locais de diversas áreas económicas.

Nas ruas da Vila, as cinco largadas de toiros (uma em cada dia), que fazem as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes, continuam a constituir a grande atracão da festa. Sem esquecer as dezenas de tertúlias particulares, que abrem as portas a todos os que queiram refrescar a garganta ou petiscar, e a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única.

Para a noite de 25 de maio está reservado um dos momentos altos da festa. O desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, e a partir da meia-noite (após a recolha dos toiros), a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Pela noite dentro, para além do concerto no jardim, dois grupos de baile e três bandinhas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.

E na manhã de domingo, dia 27, a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. “Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a Bernardo da Conceição Afonso, um dos campinos que há mais anos colabora na Feira de Maio e dedica a sua vida à criação do toiro bravo”, refere igualmente a entidade organizadora.

Na recta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 28 de Maio, traz às ruas de Azambuja centenas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com o projeto de multi-actividades designado “Feira na Vila”. A derradeira tarde despede-se com a entrega de diplomas e prémios e, ainda, a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2018.