Vladimiro e o cartaz da Feira da Ascensão: “não reproduz a razão de ser da ACICA”

Está à porta mais uma Feira da Ascensão, que se realiza em Alenquer entre os dias 9 e 13 de Maio. Vladimiro Matos foi convidado pelo Fundamental para analisar o espírito do actual certame. Antigo comerciante, director da ACICA e autarca, Vladimiro está hoje ligado ao Movimento Associativo Popular, mas refere que não pretende passar ao lado dos acontecimentos.

Está à porta mais uma edição da Feira da Ascensão, que se realiza em Alenquer entre os dias 9 e 13 de Maio. Vladimiro Matos foi convidado pelo Fundamental para analisar o espírito do actual certame. Antigo comerciante, director da ACICA e autarca, Vladimiro está hoje ligado ao Movimento Associativo Popular, mas refere que não pretende passar ao lado dos acontecimentos.

“Quando olho para o cartaz não vislumbro a mensagem da presença das grandes empresas no evento, e esse deveria ser o objectivo principal de um certame organizado pela ACICA”, começa por referir Vladimiro de Matos, que acrescenta: “O cartaz passa sobretudo a ideia de que a Feira é divertimento, tasquinhas, música e carrocéis, sem que haja uma interacção entre o evento e as actividades económicas do concelho”.

Dirigente da Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer durante vários anos, Vladimiro afirma: “Não quero ser derrotista, até porque já não sou sócio da ACICA e estou reformado, mas os sócios desta instituição esperam mais representatividade e mais defesa dos seus interesses num evento como a Feira da Ascensão”.

Recorde-se que Vladimiro de Matos foi uma das personalidades que mais se bateu pela participação da ACICA na organização da Feira, que outrora era exclusiva da autarquia alenquerense. “Bati-me junto de Álvaro Pedro e de Luís Rema para que fosse dada mais responsabilidade à ACICA no contexto da Feira da Ascensão”, como diz Vladimiro.

De há uns anos para cá a Associação é a responsável pela organização do certame, mas Vladimiro partilha da opinião de que o mesmo deixou de ser representativo dos grandes empreendedores instalados no concelho de Alenquer. “No meu tempo atraiamos as actividades económicas de grande expressão no concelho para cooperar com o evento”, acrescenta o antigo dirigente.

“Nos anos anteriores o potencial do concelho de Alenquer tinha outra representatividade na Feira, sem desprimor para os empresários que hoje se fazem representar no evento”, afirma ainda Vladimiro Matos, que remata: “Quero acima de tudo referir que qualquer opinião que emita pretende dar um contributo positivo para que as coisas melhorem, sendo que dou valor às pessoas que continuam a dar a cara pela ACICA”.

Refira-se igualmente que a actividade da ACICA – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer – resume-se actualmente à organização anual da Feira da Ascensão. Muito diferente de outros tempos num passado recente, quando então esta instituição chegou a ter cerca de 1500 associados, prestando um rol bastante variado de serviços aos mesmos.

 

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR